Veículos movidos à gasolina
emitem mais de 30 milhões de toneladas de CO2 no primeiro semestre.
por
Redação da Envolverde
Segundo cálculos da Ecofrotas, valor é 9% maior do
que foi emitido no mesmo período de 2013.
O uso de gasolina por veículos foi responsável, no
primeiro semestre de 2014, pela emissão de 30,2 milhões de toneladas de CO2 e
no Brasil. Em comparação com o mesmo período do ano passado é possível notar
uma leve alta de 9% – nos seis primeiros meses de 2013 foram emitidos 27,7
milhões de toneladas de CO2e. Os dados fazem parte de levantamento feito pela
Ecofrotas, empresa do mercado brasileiro de gestão de frotas corporativas.
A queda do uso de etanol, em parte, se deve ao
preço da gasolina, cujos aumentos de valor têm sido menores, o que contribui
para melhorar sua competitividade em relação ao biocombustível. “A tendência é
que haja, no médio prazo, uma mudança desse cenário, visto a importância que os
candidatos à presidência estão dando neste momento ao setor sucroalcooleiro”,
afirma o diretor Institucional e Sustentabilidade da Ecofrotas, Sérgio Rego
Monteiro Filho.
Em 2013, o governo federal aprovou medidas que
permitiram as desonerações tributárias de PIS/Cofins para os produtores de
etanol. Agora, a aposta é de uma estrutura de financiamento “mais favorável”
para garantir a lucratividade do segmento. Outros candidatos à presidência
também colocaram o setor no radar e estão prometendo políticas que visem
favorecê-lo.
Conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás
Natural e Biocombustíveis (ANP), o consumo de gasolina de janeiro a julho de
2014 foi de 21,6 bilhões de litros e, o de etanol, 6,1 bilhões de litros. No
caso do etanol, as emissões de CO2e são consideradas neutras, segundo o GHG
Protocol. “Isso por que as emissões da queima do biocombustível são compensadas
durante o crescimento da cana de açúcar”, explica Monteiro Filho. Por outro
lado, a gasolina A (aquela que sai da refinaria antes da adição de etanol)
emite, em média, 2,269 quilos de CO2 por litro.
Fonte: ENVOLVERDE
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