Moradores de Helsinki não terão
razões para andar de carro até 2025.
por Redação do EcoD
Dispor de um sistema de transporte público
confiável e eficiente é uma meta de muitas cidades para desincentivar o uso dos
automóveis e, assim, evitar os danos ambientais que eles causam. Há poucos
dias, o poder público de Helsinki (Finlândia) anunciou um ambicioso plano que
busca fazer com que seus cidadãos não tenham motivos para utilizar os carros em
2025.
A meta, nesse sentido, é integrar vários modais
ao seu sistema de transporte público. O engenheiro de transporte do
Departamento de Planejamento de Helsinki, Sonja Heikkilä, destaca que o plano
não pretende proibir os automóveis, mas entregar mais opções de mobilidade
sustentável com o objetivo de que as pessoas sintam-se completas com o
transporte público.
O objetivo, segundo o engenheiro, é mudar o
paradigma de como nos movemos dentro da cidade – um tema complexo, porque
muitas pessoas não querem renunciar aos seus carros, mas é possível pois a
maioria está interessada em cuidar do meio ambiente e poupar dinheiro.
Para muitos jovens, o carro não é mais o símbolo
de status que foi para seus pais, aponta Heikkilä ao Helsinki Times, com base
em pesquisas. Essa percepção acerca da juventude é uma das apostas da capital
finlandesa para que o plano seja um sucesso, levando-se em conta que um sistema
de transporte público eficiente ajudaria a manter tal paradigma pelos próximos
dez anos.
Demanda
O projeto de Helsinki, cidade com cerca de 600
mil habitantes, é baseado no conceito de que o transporte público precisa
atender a uma demanda personalizada da população. Assim, quando uma pessoa
precisar de transporte, poderá planejar sua viagem em aplicativos para
smartphones nos quais sejam indicados horários, origem e destino, e se prefere
ônibus, bicicletas, táxis, metrôs ou trens, para uso individual ou
compartilhado com outros usuários.
A forma de pagamento estaria centrada em uma
plataforma universal, independentemente do meio de transporte escolhido. Uma
das opções sugere que os cidadãos paguem pelos serviços conforme o número de
quilômetros percorridos. Outra alternativa propõe que se possam comprar
quilômetros mensais.
É possível?
Atualmente, o transporte público de Helsinki é
operado unicamente pela Autoridade de Transporte Regional. Heikkilä acredita
que o plano poderia funcionar melhor em 2025 com a inclusão de outros
operadores.
Por enquanto, está previsto que o plano funcione
no final de 2014, numa versão piloto, em Valilla, um bairro central da cidade
finlandesa, com o intuito de que seja ampliado posteriormente para outras áreas
de Helsinki.
Um projeto semelhante tem sido desenvolvido em
Hamburgo, na Alemanha, batizado de Green Network. Lançado em 2013, o plano
busca eliminar o uso dos automóveis nos próximos 20 anos por meio da conexão
com todas as áreas verdes da cidade, pelas quais os cidadãos poderão chegar a
diferentes lugares caminhando ou de bicicleta.
Fonte: EcoD
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