Norte-americanos estão
conscientes do impacto dos seus hábitos de consumo no meio ambiente.
por
Redação do Akatu
Pesquisa revela que 70% dos norte-americanos
assumem que são responsáveis por muitos dos problemas ambientais causados pelo
consumo excessivo.
“Os norte-americanos são responsáveis por muitos
dos problemas ambientais porque consomem mais recursos e produzem mais resíduos
na comparação com outros países.” Com essa afirmação, concordaram 70% dos
cidadãos norte-americanos entrevistados para o estudo “Novo Sonho Americano”. A
pesquisa foi realizada pela PolicyInteractive para o Centro para um Novo Sonho Americano entre
março e abril deste ano com 1.821 norte-americanos com mais de 18 anos de
idade.
O estudo identificou que 85% dos norte-americanos
estão conscientes de que mudanças substanciais no modo de vida são necessárias
para proteger o meio ambiente. Eles também estão cientes da produção excessiva
de resíduos no país: 91% concordaram que o seu modo de vida produz muitos
resíduos.
A pesquisa, que investiga os anseios dos
norte-americanos, abordou assuntos como economia, meio ambiente, publicidade e
saúde, com as mesmas perguntas feitas para o estudo anterior, há 10 anos. As
conclusões do levantamento indicam que o “sonho americano” segue mais o caminho
da sustentabilidade do que o do consumismo: valorizam mais a liberdade pessoal,
a oportunidade de explorar o seu potencial individual e a integração com a
natureza. Além disso, 38% dos entrevistados tomou providências nos últimos
cinco anos para diminuir a carga horária de trabalho, mesmo que isso
acarretasse uma remuneração financeira mais baixa.
No Brasil, o Instituto Akatu identificou um
crescimento da compreensão sobre sustentabilidade e do interesse por
informações. O contingente de brasileiros que “ouviram falar” do termo
sustentabilidade aumentou de 44% para 60% em dois anos, bem como o interesse de
buscar informações sobre o tema (de 14% para 24%), revelou a pesquisa Pesquisa
Akatu 2012: Rumo à Sociedade do Bem-Estar.
Quando comparado a diversos outros, os dois únicos temas que tiveram expressivo
crescimento no nível de interesse do consumidor foram justamente o da
Responsabilidade Social Empresarial e o da Sustentabilidade: em 2010, ambos
estavam em um patamar inferior a todos os demais e, em 2012, 24% apontaram seu
interesse no tema Sustentabilidade e 25% em Responsabilidade Social
Empresarial, praticamente ao mesmo nível de temas tradicionais, como
Empresas/Negócios (26%) e Política (30%).
O levantamento conclui também que houve crescimento
na adesão a práticas de consumo consciente no Brasil, ainda que, nesse momento,
apenas de maneira eventual e não contínua. De 11 comportamentos considerados
indicativos de consumo consciente, quando se adiciona aos consumidores que
aderem “sempre” a esses comportamentos aqueles que aderem “às vezes”, oito
comportamentos apresentaram aumento em relação a 2010, entre eles: planejar a
compra de alimentos e roupas, desligar lâmpadas, fechar torneiras, usar o verso
do papel, e ler rótulos dos produtos.
Esta tendência é reforçada por outro importante
resultado da pesquisa feita pelo Akatu: solicitados a priorizar seus desejos,
os entrevistados optaram, em uma significativa maioria, por soluções mais
sustentáveis. Em cinco dos oito temas propostos (afetividade, alimentos, água,
mobilidade, durabilidade, energia, resíduos e saúde), eles deram preferência a
alternativas mais ligadas ao “caminho da sustentabilidade” do que as
relacionadas ao “do consumismo”. Um exemplo é o tema da afetividade, que possui
a maior diferença entre os consumidores que preferem o cenário mais sustentável
(passar tempo com amigos e família – com índice de prioridade de 8,3 em uma
escala de 0 a 10) ao invés do consumista (comprar presentes – com índice de
2,6). Vale destacar que a preferência pelo “caminho da sustentabilidade” ocorre
em todas as classes sociais, faixas etárias e em todos os segmentos
socioeconômicos e geográficos.
Fonte: Akatu
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