sábado, 28 de março de 2015

Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos será lançado nesta sexta-feira.
por Redação da ONU Brasil
No Brasil, haverá uma apresentação do Relatório em Brasília, na sexta-feira (20), das 14h30 às 15h15, em evento na sede da Agência Nacional de Águas – ANA (Setor Policial Sul, Área 5, Quadra 3, Bloco L – Brasília / DF).
Foto: ONU-Água

A gestão dos recursos hídricos da Terra deve ser urgentemente melhorada, conclui o novo o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos – Água para um mundo sustentável, que será lançado no próximo dia 20 de março de 2015 (sexta-feira), em Nova Déli (Índia), marcando o Dia Mundial da Água (22 de março) e antes da adoção dos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, no segundo semestre.

No Brasil, haverá uma apresentação do Relatório em Brasília, na sexta-feira (20), das 14h30 às 15h15, em evento na sede da Agência Nacional de Águas – ANA (Setor Policial Sul, Área 5, Quadra 3, Bloco L – Brasília / DF).

O relatório mostra que a demanda por água cresce exponencialmente, puxada em grande parte pelo crescimento populacional, e que as reservas subterrâneas globais já se encontram superexploradas. O documento também mostra que esse recurso vital, tão essencial para a luta contra a pobreza, ainda não é gerido de forma sustentável.

O Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento de Recursos Hídricos é resultado da colaboração entre 31 agências do sistema das Nações Unidas e de 37 parceiros internacionais que formam o mecanismo de coordenação entre agências das Nações Unidas para assuntos relacionados a água e saneamento (UN-Water). O texto foi produzido pelo Programa Mundial de Avaliação da Água (World Water Assessment Programme -WWAP), mantido pela UNESCO, em favor do UN-Water.

O relatório faz um relato exaustivo da situação dos recursos hídricos mundiais e, até 2012, era publicado a cada três anos. Desde 2014, virou uma publicação anual, dedicada a temas específicos. Sua publicação agora coincide com o Dia Mundial da Água, cujo tema está também alinhado com o do relatório.


Fonte: ONU Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário