terça-feira, 31 de março de 2015

Crise hídrica de São Paulo é denunciada na ONU.
por Redação do WWF Brasil
O sistema Cantareira é um dos mais afetados pela crise hídrica. Foto: © Midia Ninja.

O Conectas Direitos Humanos e a Aliança pela Água, coletivos de organizações do qual o WWF-Brasil faz parte, denunciaram a crise hídrica de São Paulo durante a 28ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) na última sexta-feira, dia 20.

No pronunciamento, as duas organizações alertaram quanto à iminente situação de colapso no abastecimento de água na região metropolitana, a mais rica do país, que ameaça o direito humano de milhões de pessoas ao acesso à água. “A crise sem precedentes ocorre em consequência de décadas de uso indevido da água e em razão de políticas irresponsáveis de conservação. O desmatamento, a ocupação ilegal nas margens e a poluição da água comprometeram a capacidade das bacias hidrográficas de resistir à seca”, dizia um dos trechos da declaração.

As entidades enfatizaram a crise como consequência de décadas de políticas equivocadas na gestão e conservação da água e o uso indiscriminado do racionamento informal, chamado pelo governo de “redução de pressão”, que impacta principalmente as comunidades mais vulneráveis.

Com a denúncia, as organizações esperam acionar os mecanismos do Conselho de Direitos Humanos da ONU em defesa do direito humano de acesso à água dos cidadãos paulistas, como o Relator Especial da ONU para a Água.

A Conectas possui status consultivo nas Nações Unidas, o que permite participação nas sessões do Conselho. Reunindo representantes da sociedade civil e de governos de 47 países membros, incluindo o Brasil, o Conselho de Direitos Humanos da ONU é a instância global por excelência para a discussão do tema dos direitos humanos.

A Aliança pela Água é uma coalisão independente formada por mais de 40 ONGs, dentre elas, o WWF-Brasil.


Fonte: WWF Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário