terça-feira, 10 de março de 2015

Sambando na chuva para não dançar.
por Lúcia Chayb e René Capriles, da Eco21
Natureza urbana. Foto arte: MiladSafabakhsh – Sony Awards 2015

A edição de fevereiro de 2015 da Eco21, uma das principais publicações sobre meio ambiente e sustentabilidade no Brasil, traz excelentes textos. Veja abaixo o editorial e o índice.

Editorial

“Oh Indispensável Chuva! / Do solo, fizeste brotar a natureza / O recomeço, a transformação / De sua gota criaste o homem / A nação Pataxó”. Com esses versos, André Machado, o carnavalesco da Escola de Samba X-9 Paulistana cantou a maior crise hídrica de São Paulo. A sabedoria popular foi além da sapiência dos engenheiros da Sabesp entoando, com plena consciência dos seus padecimentos, a canção dos sem água: “Decorrente do nosso descaso com o meio ambiente / Tu és o medo nas encostas dos morros / No trânsito, a desordem pelas ruas da cidade / Sobre as enchentes, o suplício dos desabrigados”.

O problema do esgotamento dos recursos hídricos é um fenômeno planetário. A ONU adverte que a escassez de água potável é uma realidade para 30% da população mundial que vem sendo acentuada nos últimos 40 anos pela poluição dos rios, pelo desmatamento, pela degradação do solo, pela má gestão dos recursos hídricos e pelo desperdício na agricultura e na indústria.

Em Novembro passado, durante uma reunião da FAO sobre a fome mundial o Papa Francisco, num tom que até pouco seria considerado uma pregação “ecochata”, advertiu que “A água não é gratuita, como tantas vezes pensamos; sem dúvida será um grave problema que poderá nos levar à guerra. A fome e a sede estão ligadas ao desflorestamento e a uma economia que mata”.

A Década da Água para a Vida (2005-2015) definiu um novo perfil para programas relacionados à água estimulando a participação das mulheres. A ONU esperava que a Década deflagrasse oportunidades para atingir metas internacionais relacionadas à água e à Declaração do Milênio. A primeira Década da Água (1980 a 1990) forneceu água para mais de um bilhão de pessoas e saneamento para quase 77 milhões. Mas o trabalho foi realizado apenas pela metade. Ainda há mais de um bilhão de pessoas sem fornecimento de água potável e quase 2,5 bilhões sem saneamento adequado. Seu acesso limitado é um obstáculo insuperável para se escapar da pobreza.

As prioridades hídricas das mulheres e dos homens são frequentemente diferentes. As mulheres das áreas rurais gastam horas, todos os dias, à procura de água. As questões de gênero são claramente um fator vital no encorajamento ao desenvolvimento da participação e empoderamento das mulheres na gestão hídrica. 

Entretanto, introduzir uma “dimensão de gênero” também significa incorporar as mulheres das periferias ao processo real de planejamento. A água é vital, não apenas para se beber, cozinhar e para usos domésticos, mas também para a agricultura, a pecuária, a construção civil, enfim, para todas as atividades econômicas. A competição pelo recurso leva a disputas, aumentando a pobreza entre os menos favorecidos deixando-os sem meios para se sustentar. Em inúmeras cidades, os pobres pagam mais pela água que os ricos.

Os versos do samba da X-9 deste carnaval de 2015 são muito oportunos: “És divina! [a água] / No dia a dia é essencial / A consciência está / Em alertar pra não faltar”. E voltando para a realidade paulista o samba continua: “Teu excesso e tua escassez são motivos de reflexão / Um exercício de consciência Tu és a água que nutre a Cantareira / A tua presença motiva o descarte correto do lixo / A tua ausência, o consumo consciente da água / Você gera energia ao mesmo tempo em que causa apagão / A luz e a sede”.

Infelizmente, a X-9 ficou em décimo primeiro lugar no julgamento, mas essa é outra história.

Gaia Viverá!

Índice
04 Benjamin Gonçalves – Avançam negociações climáticas para Paris 2015
05 Tasso Azevedo – Em busca do Zero a Zero
06 Williams Ferreira – Mudança, variabilidade ou bizarrice global climática?
08 Elton Alisson – Extremos climáticos ocorrerão com mais intensidade em SP
10 Washington Novaes – Adeus aos índios e à biodiversidade
14 Júlio Bernardes – Desmatamento afeta os recursos hídricos do Cerrado
16 NajarTubino – A desertificação não está na pauta da grande mídia
18 Leonardo Boff – A água no mundo e sua escassez no Brasil
20 Carlos Rittl – Nós avisamos
21 Sarney Filho – A crise hídrica é uma realidade
22 Ricardo Machado – Entrevista com Ary Mergulhão
28 Alfredo Sirkis – Energia solar no Brasil, finalmente um alento
30 Erik Von Farfan – Dilma inaugura o Parque Eólico de Geribatu no RS
32 Margarete Storto – Brasil pode gerar energia a partir de resíduos sólidos
34 ElisabettaSoglio – Entrevista com José Graziano da Silva
36 Isabel de Araújo – Rio institui Gabinete de emergência hídrica
38 Marcus Eduardo de Oliveira – O Todo é o Meio Ambiente
40 Marcus Nakagawa – A empresa sustentável hoje
42 Michèlle Cannes – Entidades repudiam Projeto de Lei sobre Biodiversidade
43 Eunice Venturi – Será medida pressão humana em florestas inundáveis
44 Hérika Dias – Novos nanobiossensores detectarão presença de OGMs
46 Maria Luiza Campos – Nova espécie de peixe é descoberta em cavernas
48 Júlio Ottoboni – Eduardo Miguel Pardo, artesão da sustentabilidade
50 Raquel Correia – Obama veta construção do oleoduto KeystonaXL

Para assinar clique aqui.

Fonte: Eco21

Nenhum comentário:

Postar um comentário