Sustentabilidade
em muitas dimensões.
Vídeos trabalham temas como gestão ambiental,
desenvolvimento social, mercado e e consumo consciente, entre outros.
Por Centro Sebrae de Sustentabilidade –
Tema cada vez mais estratégico na pauta das
empresas, a sustentabilidade envolve inúmeras dimensões e é fator preponderante
também para a competividade e permanência no mercado.
Muitos empresários buscam mais informações sobre o
tema, sobretudo quanto ao seu caráter interdisciplinar e transversal, bem como
sua aplicabilidade nas empresas. Tal quadro cria a necessidade de maiores esclarecimentos
sobre o conceito, suas aplicações e viabilidade em todas as etapas da gestão
empresarial.
Visando atender esta demanda, o Centro Sebrae de
Sustentabilidade, unidade de referência nacional sobre o tema, lança um novo
conteúdo, as Dimensões da Sustentabilidade nos Pequenos Negócios, cujo objetivo
é desmistificar o tema e mostrar que ações sustentáveis são viáveis e como cada
um dos pontos podem ser colocados em prática em todas as áreas da empresa.
A partir de consultas com especialistas de todo o Brasil,
foram selecionadas 12 dimensões chave, que possuem grande impacto no ciclo de
vida dos pequenos negócios e juntas são capazes de tornar a empresa mais
sustentável.
São trabalhados temas como planejamento
estratégico, gestão financeira, gestão da qualidade, compras sustentáveis,
gestão de pessoas, encadeamento produtivo, gestão ambiental (englobando uso
eficiente da água, da energia e gerenciamento de resíduos sólidos),
desenvolvimento social, legislação, normas e certificações, mercado e consumo consciente,
marketing e comunicação, e políticas públicas.
Todas as informações foram compiladas em vídeos,
com média de um a dois minutos, em linguagem de fácil entendimento e
aprendizagem, explicando de maneira mais dinâmica as dimensões e fornecendo
dicas em cada área.
Para a gerente do Centro Sebrae de
Sustentabilidade, Suenia Sousa, o conteúdo vem acrescentar um grande
conhecimento, de maneira prática. “Entendemos que não há outra via para a
sustentabilidade nos pequenos negócios que não seja a da inovação. Como este é
um conceito transversal, as Dimensões vêm mostrar de uma forma simples e direta
que isto é possível e aplicável na realidade dos empresários”.
Uma nova postura
Adotar os princípios da sustentabilidade
empresarial dá lucro e é realidade também para os pequenos negócios. Ser
sustentável é reduzir desperdícios, ampliar o valor financeiro da empresa,
promover o bem estar das pessoas envolvidas e contribuir para o meio ambiente,
promovendo um mercado mais justo e competitivo.
Mais do que cuidado com o meio ambiente, a
sustentabilidade é uma postura da empresa, cada vez mais exigida como fator de
competitividade. Empresas em todo o mundo já repensam hábitos e ajustam seus
modelos de produção, fornecendo produtos e serviços lucrativos, de alto valor social
e baixo impacto ambiental. Novas oportunidades surgem todos os dias para
aqueles que seguem esta tendência.
Todos os vídeos estão disponíveis no canal do
Centro Sebrae de Sustentabilidade no You Tube. Para
os próximos meses, novos produtos educacionais serão disponibilizados, como
infográficos e diagnósticos empresariais.
Fonte: ENVOLVERDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário