Estudantes rurais dão os primeiros passos para produzir jornal mural de projeto.
Grupo de estudantes e monitora do Mais Educação exercitam primeiro texto do jornal mural. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV
Sucena Shkrada Resk/ICV
Vinte alunos do oitavo ano ao ensino médio na Escola Municipal do Campo Aldovandro da Rocha Silva, na comunidade Nova Esperança, no Projeto de Assentamento Nova Cotriguaçu, em Cotriguaçu, Mato Grosso, dedicaram a manhã de aula desta terça-feira (30/07), para aprender e estruturar os primeiros passos para a produção do seu primeiro jornal mural. A Oficina de Redação ministrada pelo Núcleo de Comunicação do Instituto Centro de Vida (ICV) faz parte de uma programação educomunicativa, cuja oficina inicial ocorreu em 28 de maio, sobre Conceitos Básicos de Fotografia.
Durante a programação, os jovens elaboraram a pauta para a produção de três notícias sobre o início do processo de um projeto elaborado pelos alunos do ensino médio, da EE André Maggi, que estudam nesta unidade municipal, que visa evitar o êxodo dos jovens do campo e promover a geração de renda por meio do cultivo da terra. A iniciativa recebeu o nome de Projeto Jovem Semeando Futuro e tem o apoio da equipe técnica do ICV.
Na parte prática, o grupo foi dividido em pequenas equipes de redação e exercitaram a produção do primeiro texto, que explicará ao leitor, a motivação e objetivo do projeto, no jornal mural inicial, que segundo eles, deverá ter periodicidade quinzenal.
Alunos formaram pequenos grupos de redação, durante oficina. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV.
Num segundo momento, parte dos estudantes obtiveram os primeiros conhecimentos da ferramenta da internet e da introdução para a produção de um blog para ser o meio de comunicação digital. Esse será o principal desafio da turma, cuja maioria começa agora a adquirir familiaridade com a informática.
A atividade integra o Projeto Cotriguaçu Sempre Verde, desenvolvido pelo ICV e parceiros, desde 2011, em Cotriguaçu.
Veja também:
Fonte: ICV
Nenhum comentário:
Postar um comentário