Primeiro
trem do VLT é apresentado no Rio de Janeiro.
VLT do Rio deve começar a circular a partir de
abril de 2016. Fotos: J.P. Engelbrecht/Fotos Públicas.
O primeiro trem do sistema de Veículo Leve sobre
Trilhos (VLT) da cidade do Rio de Janeiro foi apresentado no domingo, 5 de
julho, pelo prefeito Eduardo Paes. Ao todo serão 32 trens em funcionamento no
centro e na zona portuária da capital fluminense por 28 quilômetros de trilhos.
Com previsão de começar a circular a partir de
abril de 2016, o VLT vai operar com validação voluntária, ou seja, sem roletas
e cobradores. Os passageiros é que devem pagar a tarifa espontaneamente com o
bilhete único, de maneira similar ao modelo empregado em algumas cidades da
Europa, como Amsterdã (Holanda) e Berlim (Alemanha). Para o prefeito, o carioca
terá de aprender a respeitar as regras.
“As pessoas têm que entender que se elas derem o
trambique e não pagarem, quem pagará é a própria população, porque a prefeitura
terá de arcar com essa conta. Culturas que são importantes mudarmos no Brasil”,
destacou o alcaide.
Sistema tem capacidade para 420 pessoas.
O prefeito também destacou que o VLT integrará
todos os demais modais da cidade. “Quem chega de barca na cidade encontra um
VLT, quem vier de trem também, o metrô integra com o VLT e todos os BRT (Bus
Rapid Transit) vão integrar o VLT. Isso é um avanço enorme na mobilidade da
cidade, tirar essa confusão de ônibus do centro. É a volta do bonde, que sempre
foi uma marca da cidade e essa política pública nunca deveria ter sido mudada.
Cidade e carro não funcionam”, completou Paes.
300 mil por dia
Das dezenas de estações previstas, apenas quatro
serão fechadas: na Rodoviária Novo Rio, na Central do Brasil, Barcas e
Aeroporto Santos Dumont. O primeiro trecho a entrar em operação vai transportar
passageiros entre a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont. Segundo a
prefeitura, o serviço será oferecido durante 24 horas e deve transportar
diariamente 300 mil pessoas, com intervalos de três a 15 minutos.
Prefeito do Rio Eduardo Paes apresentou o primeiro
trem do VLT.
Com capacidade para 420 pessoas, o modelo
apresentado foi construído na França, de onde virão mais quatro trens. Os
demais veículos vão ser fabricados na cidade de Taubaté, em São Paulo, com
tecnologia francesa. O novo meio terá um total de R$ 1,157 bilhão de
investimento público, sendo R$ 532 milhões de recursos federais do Programa de
Aceleração do Crescimento da Modalidade (PAC 2) e R$ 625 milhões viabilizados
por meio de Parceria Público-Privada (PPP) da prefeitura. O serviço será
terceirizado por meio de concessão, com prazo de 25 anos.
Você sabia?
O Rio será a segunda cidade no mundo a ter um VLT
100% livre de cabos aéreos de energia para alimentar os veículos. A primeira
foi Dubai. O sistema fornece eletricidade pelos trilhos, que são energizados
quando o VLT para nas estações.
A velocidade média do trem será de 17km/h. Os
intervalos, entre as chegadas e partidas do trens, devem variar entre três e 15
minutos, dependendo do horário. De madrugada, os veículos circularão de 30 em
30 minutos.
Fonte: EcoD
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