quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Site possibilita verificar áreas já mapeadas e disponíveis do Programa Nascentes.
Matas ciliares são fundamentais para a biodiversidade.

Por Redação da Iniciativa Verde – 

A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo acaba de colocar no ar um site que trata especificamente do Programa Nascentes, que tem como objetivo recuperar 20 mil hectares de matas ciliares ao longo de seis mil quilômetros de cursos de água usando como recurso as compensações obrigatórias das empresas. A Iniciativa Verde participa do programa com um projeto que irá recompor mais de 20 hectares de floresta de Mata Atlântica.

No início do mês passado, a Iniciativa Verde concluiu o plantio de 6.664 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em quatro hectares localizados no sítio Santo Antônio, na cidade de Joanópolis, interior de São Paulo. Na ocasião estiveram presentes inúmeras autoridades, entre elas, o governador do Estado, Geraldo Alckmin e a secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias. Este plantio foi um exemplo do trabalho desse projeto.

As mudas foram plantadas no entorno de uma nascente contribuinte do Ribeirão Correnteza que abastece a cidade de Joanópolis, localizado perto de Atibaia (SP) e que, por fim, colabora com o abastecimento do Sistema Cantareira, responsável por parte da água que chega as casas de paulistas e paulistanos que vivem na Região Metropolitana de São Paulo. Este projeto da Iniciativa Verde foi o primeiro a ser aprovado e implementado no formato de conversão de compensações do Programa Nascentes do governo do Estado de São Paulo.

No site recém-lançado é possível verificar as áreas já mapeadas e disponibilizadas para a restauração . Além disso, pode-se verificar que diversas áreas ainda aguardam financiadores. O site orienta os interessados sobre como aderir e contribuir com o Programa Nascentes. Lá estão listados os dois projetos sob responsabilidade da Iniciativa Verde e que foram nominados como Joanópolis I e Joanópolis II.

Os recursos para o plantio dos primeiros quatro hectares restaurados pela Iniciativa Verde vieram de compensação ambiental prevista no Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), assinado com a Concessionária Move São Paulo, responsável pela construção da Linha 6 – Laranja do Metrô.

Conforme destaca o institucional do site: “O Programa Nascentes, do Governo do Estado de São Paulo, é a maior iniciativa já lançada pelo poder público para manter e recuperar as nascentes, olhos d´água e matas ciliares – vegetação localizada às margens de nascentes, rios, córregos, lagos e represas que protegem e limpam as nossas águas”.

Para o diretor florestal da Iniciativa Verde, Pedro Barral, gestor dos projetos do Programa Nascentes: “Esse plantio é importante, pois compensa impactos causados na cidade de São Paulo em uma área de relevância direta para o funcionamento da macrometrópole paulista, o Sistema Cantareira“. Segundo ele, novos projetos como esse serão realizados em breve. “A Iniciativa Verde continua o trabalho de prospecção de áreas para recuperação, cadastrando áreas e proprietários interessados e compromissados em receber árvores na sua propriedade“, afirma Barral.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário