Do Mar à
Mesa.
Pescadores retiram peixes de rede de pesca. Foto: ©
Brent Stirton / Getty Images. Por Redação do WWF Brasil –
Abrasel e WWF firmam parceria para incentivar
consumo consciente do pescado. Campanha Do Mar à Mesa convida mercado e
consumidores a adotarem o consumo consciente do pescado. Festival Brasil Sabor,
em São Paulo, envolve restaurantes e chefs nessa ação.
Anchoíta, Calamar, Carapeba, Majuba, Olhete e
Savelha. Os nomes podem não soar familiares, mas estes são pescados (peixes,
crustáceos e moluscos) comuns na costa brasileira e cujo consumo consciente
passa a ser incentivado por meio da campanha “Do Mar à Mesa”. A ação, fruto de
parceria entre o WWF-Brasil e a Abrasel, será direcionada aos pescadores, ao
mercado e aos consumidores finais para que entendam a importância de escolher
de maneira responsável o que entra no cardápio.
Hoje dezenas de espécies de pescados são capturadas
diariamente no Brasil, muitas de maneira inadequada, tendo como consequência a
sobrepesca e o risco de extinção. Por isso, foi elaborado um plano abrangente
que visa estimular e encaminhar soluções para o consumo consciente. Segundo o
diretor executivo da Abrasel, Gustavo Timo, hoje 26% das espécies comerciais de
peixes estão em situação de sobrepesca no país. “Isso significa que são
pescadas num volume maior que os bancos pesqueiros conseguem regenerar. Um bom
exemplo é a sardinha verdadeira, principal espécie de pescado produzida por
aqui: em 1973, ela tinha o volume de 228 mil toneladas e, em 2011, atingiu 75
toneladas. Ou seja, uma perda de dois terços do volume de pesca dessa espécie
em pouco menos de 40 anos”, afirma.
Além dos problemas com o processo de pesca, outro
importante alerta está ligado ao aumento exponencial do consumo de pescado. Em
1960, a média mundial do consumo por pessoa era de 9,9Kg por ano; já em 2012
passou a ser de 19,2Kg/ano. “Esses números mostram que temos que cuidar do tema
e implementar medidas que garantam fornecimento sustentável para o futuro”,
complementa Timo.
No Brasil, grande parte dos peixes, crustáceos e
moluscos fornecidos para o mercado são provenientes da pesca artesanal. As
comunidades pesqueiras são alvo do programa “Do Mar à Mesa”, que pretende
capacitar e empoderar estes pescadores por meio de cartilhas e de oficinas
ministradas por chefs como Eudes Assis e pelo WWF-Brasil. Além disso, haverá
uma oficina voltada para os restaurantes, que estimulará o uso de espécies
adequadas de pescado na criação dos pratos. Neste primeiro momento, o
projeto-piloto será desenvolvido no litoral norte de São Paulo.
A campanha “Do Mar à Mesa” se baseia no Guia de
Consumo Responsável do Pescado, que divide as espécies encontradas na costa
brasileira em três categorias: “Bom apetite” (liberadas para o consumo), “coma
com moderação” e “evite”. Para saber mais clique aqui.
Programa Marinho – A campanha “Do Mar à Mesa” faz
parte do Programa Marinho do WWF-Brasil, que tem por objetivo contribuir para
compreensão/atendimento dos problemas associados aos impactos da poluição, da
sobrepesca e do turismo, por meio de estreita cooperação com o setor turístico
e com foco em produção do conhecimento e educação.
Brasil Sabor – O festival gastronômico Brasil Sabor, que acontece
de 14 a 31 de maio, chega à 10ª edição com o tema “Há dez anos invadindo as
ruas e celebrando o Brasil”. Em São Paulo, a realização do festival faz parte
da campanha “Do mar à mesa” e todos os pratos foram criados considerando o
consumo de pescado sustentável. Participam do Brasil Sabor restaurantes do
litoral norte e da capital paulista. Para saber mais acesse www.brasilsabor.com.br.
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