sábado, 16 de maio de 2015

Novo terremoto no Nepal.
Foto: Unicef
Por Eleutério Guevane, da Rádio ONU –

Agências de notícias falam em mais de 35 mortos e mais de 1 mil feridos; sismo de magnitude 7,3 na escala de Richter ocorreu perto do Monte Everest, mas foi sentido em Katmandu e em países vizinhos.

Um novo forte terremoto atingiu o Nepal nesta terça-feira. O sismo de 7,3 graus na escala Richter ocorreu próximo à cidade de Namche Bazaar, uma área perto do Monte Everest.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, destaca “muita preocupação” com o impacto deste novo tremor sobre as crianças do país. Segundo agências de notícias, o novo terremoto causou mais de 35 mortes e deixou mais de mil feridos.

Medo

O Unicef disse que seus funcionários locais estavam em atividade quando o sismo ocorreu. O tremor foi sentido na capital, Katmandu, como relatou à Rádio ONU, a especialista em Comunicação do Unicef, Mariana Palavra.

“Sentiu-se muito, sentiu-se muito da mesma forma que se sentiu há duas semanas. Pelo epicentro estar mais afastado de nós, de Katmandu, terá sido porque se escapou muitos edifícios que se mantêm ainda em pé. Mas sentiu-se imenso. Houve um medo, as pessoas gritaram, rezaram e imediatamente colocamo-nos todos e tentamo-nos proteger, nos colocando debaixo das mesas. E foi longo, muito longo, foi somente um minuto mas parecia uma eternidade.”

Além da capital, o impacto do terremoto também foi sentido no norte da Índia e em Bangladesh.

O Unicef afirmou que cerca de 1,7 milhões de crianças precisam urgentemente de ajuda humanitária, após o terremoto de 25 de abril.

Impacto Real

Mariana Palavra disse que o novo tremor cria mais um desafio para se saber o real impacto do sismo anterior, que matou mais de 8 mil pessoas.

“As piores notícias chegam de um distrito numa zona mais distante e de difícil acesso, que é precisamente um dos que tinham sido mais fustigados pelo terremoto de há duas semanas. Quando digo que temos dificuldade de perceber a gravidade da situação é porque é verdade que há muitas equipes que têm estado a trabalhar nesse distrito. Neste momento, estamos com dificuldades em contactar as equipes que estão nas zonas supostamente mais afetadas. Acho que é isso que está a dificultar a resposta e sobretudo a dificultar uma avaliação rigorosa do que esta réplica de 7,3 provocou desta vez.”

O Unicef disse, que no terreno, as necessidades incluem água limpa, abrigo e saneamento. Por isso, o seu trabalho contra o tempo para obter ajuda para salvar vidas de crianças.

Diversos itens de ajuda estão sendo distribuidos, como tendas, água potável, kits de higiene, material médico, além de aconselhamento com objetivo de ajudar os menores.

A agência tem equipes em todos os distritos afetados. A preocupação do fundo é no impacto do novo sismo sobre os menores tanto em termos das suas necessidades humanitárias imediatas como no impacto emocional do novo terremoto.


Fonte: Rádio ONU

Nenhum comentário:

Postar um comentário