A crise
de valores para a empresa sustentável.
Por Marcus Nakagawa*
A todo momento vemos nos principais noticiários
que a crise econômica está atrapalhando a maioria dos negócios no país. Diante
desta situação, na qual o país passa por grandes dificuldades, escutamos todos
os setores se questionando quando será o movimento do governo e dos órgãos
responsáveis pela recuperação e pelos ajustes econômicos e políticos para a
retomada do crescimento. Já estávamos muito bem adaptados à estabilidade
econômica por conta do plano que trouxe nossa moeda forte.
Muito me questiono se este crescimento não é
somente uma ilusão de um país que já passou por dificuldades de inflação
galopante e dívida externa imensa.
Felizmente, quando colocamos os indicadores
sociais percebemos uma melhora comparativamente às últimas décadas. Posso parecer
ingênuo com esta afirmação e em todo momento sou questionado pelos meus colegas
e alunos, porém, considerando o que já passamos e a fase na qual estávamos, com
certeza evoluímos muito.
O crescimento é necessário, todavia, se não
avaliarmos o “por que deste crescimento” torna-se uma busca sem critérios.
Algumas pesquisas realizadas pelo Instituto Gallup, entre 2013 e 2014, foram
processadas e divulgadas pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento da ONU), que mostra a real percepção do bem estar dos latinos
americanos e dos caribenhos. Na ocasião, o economista chefe do PNUD para a
América Latina e Caribe, George Gray Molina, explica que existe a necessidade
de ampliarmos a visão para além da renda e do crescimento econômico, quando um
terço da população desta região já diz ter tido preocupação com dinheiro, mesmo
que dois terços encontrem-se em situação de pobreza e vulnerabilidade.
Temos muito o que evoluir, mas sempre com um
foco. E a ideia é podermos pensar exatamente nesta vertente. Como criarmos
valor para estas pessoas que estão nestas condições? Como criamos bem estar
para todos? Mas você deve estar se perguntando, o que tem a ver estes tópicos
com a minha PME? Neste momento de crise quero faturar e sobreviver…
É esse o pensamento de todas as organizações
neste momento, entretanto, não podemos buscar esta sobrevivência a todo custo e
preço. Vide as grandes empresas que estão passando por crises de valores com
seus diretores e presidentes tendo que utilizar um localizador no tornozelo. A
ética de grandes empreiteiras e fornecedores é que está agora sendo
questionada, inclusive sendo premiado aquele executivo que acusar o outro. Isso
sim é crise de valores, na qual vale tudo, ou quase tudo.
Falar em qualidade de vida e bem estar para todos
é meio contraditório para pessoas e executivos que tiveram que lidar com uma
situação totalmente fora do padrão.
Já a pequena e média empresa que está no meio
deste mar de dificuldades éticas e morais terá que tentar sair ilesa. Aquelas
que estão assistindo a estas cenas de teatro grego terão que continuar firme
nas suas crenças e valores, no seu ideal do quando foi criada a empresa.
Está certo que existe uma grande quantidade de
pessoas que acham que isso não é o que acontece no país, que pode ser, realmente,
ingenuidade do autor, porém, posso justificar com dados de quanto perdemos com
a corrupção e a falta de valores. O Centro de Estudos de Direito Econômico e
Social (Cedes), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou que o Brasil deixou
de produzir cerca de R$ 87 bilhões em 2014 no faturamento de uma das maiores
empresas do país e os seus agregados, graças aos problemas de falta de valores
e ética.
A PME não pode perder sua missão e os seus
valores, não pode entrar na turma do deixa disso, pois isso pode efetivamente
tirar o sentido duradouro da sua existência, além de ser um risco muito grande,
pois os problemas sempre caem para aqueles que têm menor força. Não perca os
seus valores, pois geralmente é tudo que sobra!
* Marcus Nakagawa
é sócio-diretor da iSetor; professor da ESPM; idealizador e presidente do
conselho deliberativo da Abraps (Associação Brasileira dos Profissionais de
Sustentabilidade); e palestrante sobre sustentabilidade, empreendedorismo e
estilo de vida. www.marcusnakagawa.com
Fonte: ENVOLVERDE
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