quarta-feira, 15 de abril de 2015

Guia apresenta uma São Paulo fantástica para seus habitantes.
por Danilo Mekari, do Portal Aprendiz
Em 2011, quando chegou em São Paulo, a espanhola Ángela León decidiu usar de sua habilidade com desenhos para se aproximar da cidade. Hoje, quatro anos depois, a artista, prestes a embarcar de volta para a Espanha, deixará um presente significativo para os paulistanos: o Guia Fantástico de São Paulo.

Na obra, Ángela deu asas a sua imaginação e fez mais de 100 desenhos em preto e branco de fantasias que teve ao observar a metrópole. Balanços para criança no Minhocão e barracas de feira livre, por exemplo, estão entre eles.
“O Guia foi uma maneira de conhecer e me adaptar à cidade, desfrutando o máximo dela”, revela a artista, que alterou a realidade cinzenta de São Paulo para aproximá-la dos seus habitantes. “O livro trata sobre o imaginário da cidade. É uma ferramenta para construí-la – se temos um imaginário saudável, com espaços verdes, é mais provável que isso venha a acontecer.”

Os rios também são protagonistas do Guia. Além de um mapa com todos os córregos aterrados do centro expandido, há ilustrações que imaginam o rio Tietê como um espaço de lazer e diversão, e até mesmo um palco flutuante no rio Pinheiros. “Nesse momento, é muito evidente que temos que recuperar os rios, não apenas pela questão ambiental. Em todos os sentidos é necessário”, aponta Ángela. “Em um lugar que está cheio de rios, é inacreditável que esteja faltando água. É como negar a natureza da cidade.”

Desenhando o Guia Fantástico de São Paulo from Guia Fantástico de São Paulo on Vimeo.

No caso de Ángela, pode-se dizer que a ficção e a realidade chegaram a se misturar, pois seus desenhos de balanços infantis no Viaduto do Chá e no Minhocão se tornaram realidade durante o Festival Baixo Centro e a Virada Cultural de 2013, através de uma parceria com o Coletivo Basurama Brasil.

“Essa relação com o Basurama tornou a relação com a cidade mais intensa ainda”, define a espanhola, lembrando que ter morado em São Paulo foi a experiência mais forte de sua vida.

O Guia Fantástico de São Paulo custa R$ 50 e, até agora, está disponível nas livrarias Monkix (Rua Harmonia, 150 – Vila Madalena), Bookstore (Rua Bento Freitas, 314 – República) e na Banca Tatuí (Rua Barão de Tatuí, 275 – Vila Buarque). (Portal Aprendiz/ #Envolverde).


Nenhum comentário:

Postar um comentário