Como falar sobre a crise hídrica
na sala de aula.
por
Marina Lopes, do Porvir
A falta de água pode servir de gancho para discutir
sobre gestão de recursos hídricos e consumo consciente.
Nos últimos meses, as discussões sobre a água e o
consumo consciente ganharam espaço em razão do período de seca nas regiões
sudeste e nordeste e com a crise no abastecimento que atinge o estado de São
Paulo, maior metrópole do país. Atualmente, o Sistema Cantareira, principal
responsável por abastecer a região, opera com apenas 3% do volume dos seus
reservatórios. Diante desse cenário, como o professor pode discutir o tema em
sala de aula? O Porvir conversou com alguns especialistas e reuniu uma lista
com dicas de recursos digitais que podem auxiliar os educadores.
Segundo o geógrafo Wagner Costa Ribeiro, da
Universidade de São Paulo, a escola precisa mudar a forma como trata sobre os
recursos hídricos nacionais. “A criança e o adolescente não podem ter o mito da
abundância da água reforçado.” Para ele, o Brasil tem um nível bastante
elevado, mas essa água está distribuída de maneira desigual. “Ela é abundante
na escala nacional, mas é muito escassa em locais como a região metropolitana
de São Paulo”, apontou Wagner.
Foto: Wüstenboden / Fotolia.com.
O especialista acredita que a crise vivida na
cidade representa um problema de gestão, já que nos últimos anos não foram
adotadas medidas voltadas para a ampliar os sistemas de captação, diminuir
perdas durante o armazenamento e estimular reuso da água. “Infelizmente, nada
disso foi realizado. Em um período mais seco, não temos ações de contingência”,
afirmou.
O momento de crise, onde parte da população fica
sem água nas torneiras durante horas ou até dias, pode servir para despertar a
discussão sobre o uso da água. “A ideia é que o consumo consciente seja um hábito
trabalhado desde a infância”, defendeu Denise Conselheiro, coordenadora do
Edukatu, rede de aprendizagem sobre consumo consciente. Segundo ela, isso
garante que as próximas gerações tenham essas práticas muito mais incorporadas
ao seu dia a dia.
De acordo com a representante do Edukatu, para
falar sobre esse tema na escola, o professor deve recorrer ao uso de atividades
lúdicas e a uma linguagem divertida. “A abordagem precisa ser diferente”. Além
disso, é preciso trazer as questões sobre o uso da água para o cotidiano do
aluno, como o risco de desperdício dentro da própria escola.
Uma sugestão de atividade, apresentada por Wagner
Costa Ribeiro, da USP, é de pedir para os alunos levarem a conta de água para
escola. Na sala de aula, o professor pode comparar o consumo de cada família
com a média geral da turma. A partir daí, ele consegue discutir maneiras de
promover o uso racional dos recursos hídricos. No ensino médio, ele também pode
acrescentar o debate sobre o modelo de gestão hídrica adotado na cidade.
A partir de buscas em sites como a Escola Digital,
o Portal do Professor (MEC) e o Edukatu, o Porvir reuniu algumas dicas de
recursos digitais que podem auxiliar os professores a falarem sobre o tema.
Confira a lista:
Água em números
Com a linguagem de um infográfico animado, o vídeo apresenta dados da distribuição de água no
planeta, consumo e desperdício em situações do dia a dia. A animação mostra que
um buraco de três milímetros no encanamento, por exemplo, pode desperdiçar
3.200 litros de água por dia.
Etapa: ensino fundamental e médio
Disponível on-line
Fonte: Escola Digital
Como prevenir a seca
Produzido pela equipe do site Planeta Sustentável,
o infográfico apresenta alternativas para o uso
racional da água. A arte também divide o consumo de acordo com o segmento –
agricultura, indústrias ou uso doméstico. Segundo os dados apresentados no
infográfico, o setor agrícola é responsável por 70% do consumo global.
Etapa: ensino fundamental e médio
Disponível on-line
Fonte: Escola Digital
Quadrinhos sobre a água
A história em quadrinhos fala
sobre a importância da água e como ela está distribuída no planeta. A partir
dos diálogos entre os personagens, o aluno pode perceber que a água existe em
abundancia no globo, mas apenas uma pequena parte dela é própria para o
consumo.
Etapa: ensino fundamental
Disponível on-line
Fonte: Escola Digital
Atividades sobre o uso da água
Disponíveis para download, o conjunto de atividades
reúne jogos e testes sobre o tema água. O material tenta conscientizar o aluno
sobre a importância de promover o uso racional dos recursos hídricos.
Etapa: ensino fundamental
Disponível offline
Fonte: Portal do Professor
Atividades sobre a importância da água
O recurso digital reúne
materiais que falam sobre a importância da água no meio ambiente. Além disso,
as atividades também tratam sobre a constituição hídrica do planeta e como ela
é disponibilizada para o consumo humano.
Etapa: ensino fundamental
Disponível offline
Fonte: Portal do Professor
Como a água chega até as nossas torneiras?
A imagem ilustra o caminho
que a água percorre, desde quando é retirada da natureza, até o momento em que
chega às torneiras de uma casa. Também é possível ver alguns processos de
armazenamento de água nas estações de tratamento.
Etapa: ensino fundamental
Disponível offline
Fonte: Portal do Professor
Percurso da Água no Edukatu
No Edukatu o professor conta
um percurso de aprendizado inteiro dedicado ao tema água. O material está
disponível em duas fases: na primeira, ele apresenta recursos digitais que
ampliam o conhecimento sobre a temática de forma lúdica; na segunda parta, é
apresentado para o educador a proposta de desenvolver um projeto de intervenção
no ambiente escolar, podendo incluir ações de conscientização sobre o uso
racional da água.
(obs: para ter acesso ao material, o professor deve
realizar um cadastro no site)
Etapa: ensino fundamental e médio
Disponível on-line
Fonte: Porvir
Nenhum comentário:
Postar um comentário