quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Brasil participa de projeto de preservação da Amazônia em parceria com sete países sul-americanos.
por Redação da ONU Brasil
A Amazônia guarda cerca de um quinto de todas as reservas de água doce do mundo. Foto: LuBasi/Creatie Commons.

O objetivo é fortalecer áreas protegidas da região amazônica nos oito países a favor da resiliência frente a mudanças climáticas e do fornecimento de bens e serviços às comunidades e economias locais.

Um projeto de preservação da Amazônia está sendo elaborado por oito países da América do Sul, dentre os quais o Brasil está incluído, uma vez que seus recursos naturais são cruciais para a segurança alimentar, a economia e biodiversidade globais.

A iniciativa Visão Amazônica será financiada pela União Europeia e conta com a participação de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.

Um montante de 5,2 milhões de euros vão ser administrados pela organização WWF, pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), coordenado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

O objetivo é fortalecer as áreas protegidas da região amazônica pertencentes aos oito países, para aumentar a resiliência do ecossistema frente aos efeitos das mudanças climáticas e manter o fornecimento de bens e serviços que beneficiam a biodiversidade, as comunidades e as economias locais.

Durante quatro anos, serão concretizados esforços a favor da coordenação técnica entre os países amazônicos, seus governos locais e as organizações regionais para definir as prioridades de conservação, além de integrar as comunidades locais, as autoridades de áreas protegidas e outras partes interessadas no projeto.

Além disso, a construção de uma estratégia de financiamento para o plano de ação da Visão de Conservação do Ecossistema Amazônico a longo prazo e a melhoria da gestão das áreas protegidas em pelo menos cinco dos países envolvidos são metas da iniciativa. Diretores e autoridades locais sobre o tema foram convocados para uma reunião nesta quinta-feira (23), data de lançamento oficial do projeto.


Fonte: ONU Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário