‘Sustentabilidade é a única
alternativa’.
por Caio
Luiz, para a Carta Capital
Jorge Soto, Antonio Joaquim de Oliveira e Paulo
Pompilho com Dal Marcondes. Foto: Verônica Manevy.
Antonio Oliveira, presidente da Duratex, e Paulo
Pompilio, diretor do Pão de Açúcar, concordam que a questão é inalienável para
toda a indústria.
Empresários das empresas Braskem, Duratex e Grupo
Pão de Açúcar estiveram presentes na última edição do evento Diálogos Capitais
– Inovação e Sustentabilidade, realizado pela CartaCapital e pelo Instituto
Envolverde, na última terça-feira, 21, em São Paulo, e foram unânimes em
classificar a sustentabilidade como diferencial competitivo imprescindível para
a perenidade das companhias que conduzem, assim como para o restante do
mercado.
A proposta da discussão era entender que papel as
grandes empresas devem assumir para estimular a economia sustentável no Brasil,
dado que servem de modelo operacional para as demais e “civilizam” o mercado.
Na opinião do diretor de desenvolvimento
sustentável da Braskem, Jorge Soto, as empresas têm a obrigação de identificar
caminhos e soluções verdes para os próprios negócios por uma questão de
aprimoramento interno. Para o diretor, cada empreendimento deve investir em
tecnologia e informação para ampliar com clareza a missão do grupo empresarial
sob ótica sustentável. “Assumir um compromisso público ajuda inclusive na
imagem, mas também melhora o desempenho da Braskem.”
Antonio Joaquim de Oliveira, presidente da Duratex,
afirma que a extensão de impacto das empresas tem cadeia de influência enorme
na sociedade, tanto para o lado positivo quanto para o lado negativo. “Ser mais
sustentável tornou-se questão inalienável para os diversos setores da
indústria.”
Fundada em 1948, a cadeia de mercados Pão de Açúcar
possui aproximadamente 12 mil fornecedores e recebe cerca de 750 milhões de
clientes por ano. Conforme informações do diretor do grupo Pão de Açúcar, Paulo
Pompilio, nos últimos seis anos as lojas da cadeia têm sistematicamente se
tornando verdes.
A rede desenvolveu padrões de emissão de carbono,
reutilização de água, tratamento de esgoto e resíduos, material reciclado,
diminuição de ruídos, entre outros itens. “Sustentabilidade é necessidade pura,
e está relacionada com a vida útil da companhia”, comentou Pompilio ao
acrescentar que o Pão de Açúcar conta com uma empresa inteiramente dedicada a
pensar soluções de eficiência energética para o grupo.
Fonte: Carta Capital
Nenhum comentário:
Postar um comentário