Mais de 90% concluem ensino médio
sem aprendizado adequado de matemática.
Além de matemática, o aprendizado em português
também apresentou queda de 2011 para 2013.
Sala de aula. Foto: Marcos Santos/USP Imagens.
No Brasil, mais de 90% dos estudantes terminaram
o ensino médio em 2013 sem o aprendizado adequado em matemática, segundo o
movimento Todos pela Educação. Tomando por base avaliações do Ministério da
Educação, o movimento concluiu que apenas 9,3% desses estudantes aprenderam o
conteúdo considerado adequado para o período. O índice é menor que o anterior,
registrado em 2011, quando 10,3% aprenderam o considerado adequado pelo movimento.
Além de matemática, o aprendizado em português
também apresentou queda, na avaliação feita no terceiro ano do ensino médio, de
2011 para 2013. O percentual de alunos com apredizado adequado passou de 29,2%
para 27,2%. “É o terceiro ano consecutivo em que cai o aprendizado em
matemática e agora caiu também em português. É um grito de socorro. O ensino
médio está piorando no Brasil”, avalia a diretora executiva do Todos Pela
Educação, Priscila Cruz.
O Brasil não tem, oficialmente, metas claras do
que deve ser aprendido em cada nível de ensino. O movimento Todos pela Educação
estabelece metas para que em 2022, ano do bicentenário da independência do
país, seja garantido a todas as crianças e jovens o direito à educação de
qualidade. O movimento estabelece também metas intermediárias de aprendizado.
Priscila ressalta que o aprendizado considerado
adequado não corresponde a um nível avançado de domínio da disciplina, mas
apenas do básico. “Em matemática, são 90% não aprendendo esse básico. Pode
parecer exagero, mas de certa forma não é. Estamos negando um futuro digno para
eles, que não conseguem ter acesso ao básico da matemática, não conseguem
avaliar um contrato de aluguel ou projetar o que pagam de juros em uma
prestação. É o básico para viver a vida”.
Os dados mostram que no ensino fundamental o
quinto ano foi a única etapa que apresentou melhora. Passou de 40% de alunos
com aprendizado adequado em português, em 2011, para 45,1% na última avaliação,
e de 36,3% em matemática, para 39,5%. No nono ano, o percentual de alunos com
aprendizado adequado em 2013 foi 28,7% em português, acima do verificado em
2011 (27%). Em matemática, o indicador apresentou queda, de 16,9% para 16,4%.
Pelos critérios do movimento, nacionalmente o
país não cumpriu nenhuma das metas intermediárias, nem mesmo no quinto ano. No
nono ano e no ensino médio, o Brasil não cumpriu nenhuma das metas nem mesmo em
nível estadual.
Os números são baseados no resultado da Prova
Brasil e do Sistema de Avaliação Básica (Saeb), aplicados em 2013. Na opinião
de Priscilla, os dados mostram que nos anos iniciais do ensino fundamental, do
primeiro ao quinto ano, o modelo de ensino adotado pelo país mostra resultados
e merece mais investimento, mesmo que a meta não tenha sido cumprida. Isso não
ocorre com os modelos adotados nos anos finais, do sexto ao nono ano, e no
ensino médio. “É como nadar e morrer na praia. De que adianta melhorar o
fundamental 1 e chegar ao fundamental 2 e médio e o aluno não aprender?”,
pergunta.
Uma das diferenças, segundo ela, é que até o
quinto ano, o ensino é mais focado e não há tantas disciplinas quanto até o
nono ano e o ensino médio. Ela defende uma reforma de métodos de ensino, que
inclua as novas tecnologias, a internet, e também uma revisão do currículo, do
que é ensinado em sala de aula. “O currículo é inchado, disperso, tem a
ganância de fazer com que o aluno aprenda tudo, enquanto, na verdade, ele não
aprende nada”.
A Prova Brasil é um dos componentes do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), considerado um importante indicador
de qualidade do ensino. O índice vai até dez e é calculado de dois em dois
anos. O Ideb de 2013 foi divulgado pelo governo no início do mês. A meta
estimada de 4,9 para anos iniciais foi a única cumprida pelo país, que obteve índice
de 5,2. O Saeb é feito por amostragem nas redes de ensino e tem foco na gestão
dos sistemas educacionais.
Fonte: Agência Brasil
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