terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Organizações querem que indústrias poluentes paguem por danos ao clima.
Os signatários prometeram trabalhar em direção a um acordo que coloque uma taxa mundial sobre extração de combustíveis fósseis. Foto: Shutterstock.

Na sequência do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, representantes de mais de 60 organizações em todo o mundo lançaram na quarta-feira, 16 de dezembro, um pedido para que a extração de combustíveis fósseis seja taxada para ajudar a pagar os impactos do clima nos países mais vulneráveis.

A declaração diz que manter o aquecimento a 1,5ºC, como mais de 190 governos concordaram, não vai impedir alguns dos impactos climáticos que já são sentidos pelas nações mais vulneráveis.

O documento foi assinado por uma lista de mais de 60 indivíduos e organizações, incluindo o embaixador de Seychelles na ONU, Ronny Jumeau, cientistas como Naomi Oreskes, líderes de organizações ambientais, como Kumi Naidoo (Greenpeace), Bill McKibben (350.org ), Samantha Smith (WWF), Mithika Mwenda (Pan African Climate Justice Alliance), a autora Naomi Klein, Yeb Sano, das Filipinas, e Saleemul Huq, do Centro Internacional para as Alterações Climáticas e Desenvolvimento, de Bangladesh.

O Projeto de Taxação do Carbono é coordenado pelo Programa Justiça Climática

“Comunidades vulneráveis ao avanço das mudanças climáticas já estão sofrendo secas e tempestades mais intensas. Suas casas já estão sendo invadidas pela elevação do nível do mar. Eles já estão sofrendo as perdas e danos das mudanças climáticas”, afirma a declaração, que ressalta que as empresas de combustíveis fósseis estão causando mais de 70 por cento das mudanças climáticas hoje.


Taxação do carbono

“Essas grandes empresas de petróleo, carvão e gás continuam a faturar milhões, enquanto os pobres estão pagando com suas vidas. Ao mesmo tempo em que o Acordo de Paris envia um forte sinal de que os combustíveis fósseis devem ser mantidos no solo para que alcancemos esse objetivo, estas empresas devem pagar pelos danos que já causaram”, declarou Julie Anne Richards do Programa de Justiça Climática, fazendo campanha para uma taxação do carbono.

Os signatários prometeram trabalhar em direção a um acordo que coloque uma taxa mundial sobre extração de combustíveis fósseis – uma cobrança sobre o carbono – para ajudar a mobilizar fundos para compensar os danos.

Energias renováveis

Na verdade, essas empresas não só foram responsáveis ​​pelas mudanças climáticas, mas muitas delas apoiaram campanhas, durante anos, negando a ciência do clima a fim de retardar a ação do governo.

“Nós apoiamos o trabalho de aliados sobre as estratégias legais para fazer as indústria de combustíveis fósseis explicarem os danos que seus produtos estão causando. E é crucial para garantir que os combustíveis fósseis sejam eliminados e substituídos por energias renováveis ​​até meados do século”, defendeu a Julie Richards.


Nenhum comentário:

Postar um comentário