quarta-feira, 23 de setembro de 2015

O mundo se preocupa com a mudança climática.

As alterações climáticas têm implicações graves para a agricultura e a segurança alimentar. Foto: FAO / L. Dematte.

Co-iniciada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a maior consulta sobre alterações climáticas e energia ouviu 10 mil pessoas ao redor do mundo.

Uma pesquisa, chamada de Ampla Visão Mundial sobre Alterações Climáticas e Energia, mostrou que quase 80% dos 10 mil entrevistados estão preocupados com a mudança climática, sendo que duas a cada três pessoas entendem que essa é uma oportunidade para melhorar sua qualidade de vida.

No projeto, co-iniciado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a World Wide Views Alliance realizou uma consulta global interrogando cidadãos sobre as alterações climáticas e energia. Dez mil pessoas de 76 países foram questionadas sobre o quão longe iriam para promover a transição energética e combater a mudança climática. Elas participaram de reuniões de um dia inteiro e debates onde foram convidadas a expressar suas opiniões sobre temas como gases de efeito estufa, financiamento das alterações climáticas e soluções.

A consulta também aponta que 68% dos cidadãos globais acham que um acordo em Paris, durante a Conferência sobre Mudança Climática em dezembro, deve incluir uma meta global de longo prazo para chegar a zero emissões de gases de efeito estufa no final do século e que seja juridicamente vinculativo para todos os países em desenvolvimento e desenvolvidos que todos estejam no mesmo nível.

Além disso, 79% acham que os países de alta renda devem pagar mais do que os já acordados 100 bilhões de dólares anuais até 2020 para mitigação e adaptação em países de renda baixa, e consideram que o seu país deve tomar medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mesmo que muitos outros países não o façam.

Leia mais sobre a pesquisa aqui.


Fonte: ONU Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário