Gestão
para a Diversidade. Moda ou veio para ficar?
Foto: Divulgação
Por Liliane Rocha –
De tempos em tempos, o tema de Diversidade ganha
força no cenário nacional e desponta em debates, seja nas empresas, seja no
setor público ou no boca a boca da sociedade. Atualmente o tema tem sido
fortemente discutido. O canal de televisão GNT abraçou a causa da igualdade de
gênero, a Fundação Getúlio Vargas em parceria com a AVON lançou o curso de
Diversidade de Gênero que está sendo ministrado na graduação da administração.
E a Conferência Internacional do Ethos está prevendo a realização de quatro
plenárias de Diversidade, umas das maiores realizações de diálogo para
Diversidade em todos os anos do evento.
Nos comerciais as empresas tem apostando mais na
defesa desta causa. Temos visto comerciais diversos com essas temáticas, o
Boticário abordou recentemente no Dia dos Namorados a causa LGBT, a Always tem
refletido o papel da menina e da mulher na sociedade “Tipo de Menina – nada
pode te deter” e a Coca-Cola coloca na pauta a adoção, mostrando em um
comercial uma criança negra, estatística o perfil menos solicitado por pais na
fila de adoção.
Em 2014 foram lançados os selos Empresa Amiga da
Pessoa com Deficiência e Selo pró-equidade de gênero, ambos concedidos à
empresas que tem perfomance de destaque no tema. E Relatórios e indicadores
referência no Brasil e no mundo tem se aprofundado nesta questão. O Global
ReportInitiative, o Guia Exame de Sustentabilidade e os Indicadores Ethos,
estão a cada ano aprimorado perguntas sobre gênero, pessoas com deficiência,
raça e etnia, idade. E cada vez mais estão entrando na pauta de discussão temas
antes considerados tabu como orientação sexual e religião.
Mas afinal, o que é Diversidade e como realizar uma
gestão voltada para a Valorização da Diversidade? Os conceitos são muitos, dos
antigos aos mais recentes. A Declaração dos Direitos Humanos da ONU, 1948, diz
que “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. (…)
Todos os serem humanos tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.”.
E poucos sabem, mas no artigo 23 enfatiza o igual direito de acesso e ascensão
no mercado de trabalho.
O Instituto Ethos em 2010 no Manual “O que as
empresas podem e devem fazer para promover Diversidade” reforça e complementa
“A noção contemporânea de diversidade como um valor nas relações humanas é
resultado da busca de oportunidades iguais e de respeito à dignidade de todas
as pessoas. Assim, a diversidade representa um princípio básico de cidadania,
que visa assegurar a cada um condições de pleno desenvolvimento de seus
talentos e potencialidades.”
E mais recentemente o CEO da organização Diversity
Best Practices no livro “O Paradoxo da Inclusão” afirma “Diversidade é a
mistura. Inclusão é fazer a mistura funcionar (…) Diversidade no local de
trabalho é ter uma boa representação de pessoas com uma variedade de
pensamentos, habilidades, visões de mundo e experiências. A inclusão é
ter certeza que as pessoas são bem-vindas para que tragam sua contribuição e as
diferenças sejam percebidas como uma vantagem competitiva.”
Falar sobre Valorização da Diversidade não é apenas
um modismo, como pensam alguns, a diversidade é uma característica intrínseca
da espécie humana expressa nas diferentes características dos cerca de 7
bilhões de habitantes do globo terrestre. O grande desafio da Gestão para a
Valorização da Diversidade é propiciar oportunidades e espaços para que todos
tenham acesso aos diversos espaços da sociedade e que constituem as relações
humanas, como, por exemplo, o mercado de trabalho. Até hoje estatísticas
apontam que alguns grupos da sociedade permanecem segregados em seus direitos
básicos de acesso, contudo, o tema está na pauta, um excelente conjunto de
ações articulados por governo, empresas e faculdades tem sido realizados no
sentido de promoção da igualdade. E certamente se fosse uma moda, seria uma que
veio para ficar.
* Liliane Rocha é diretora Executiva da
empresa Gestão Kairós, mestranda em Políticas Públicas pela Fundação Getúlio
Vargas, MBA Executivo em Gestão da Sustentabilidade na FGV, Extensão de Gestão
Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, graduada em Relações
Públicas na Cásper Líbero. Gestora com 11 anos de experiência na área de
Responsabilidade Social tendo trabalhado em empresas de grande porte – tais
como Philips, Banco Real-Santander, Walmart e Grupo Votorantim.
Fonte: ENVOLVERDE
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