Educomunicação: oficina ensina conceitos básicos de
fotografia a jovens rurais.
Registro da paisagem feito por aluno, durante
exercício prático de fotografia, no dia 28. Foto: Arquivo ICV.
Sucena Shkrada Resk/ICV
Unir sensibilidade com a noção básica de
conhecimento técnico de como usar os recursos de uma câmera digital. Durante
duas horas e meia, no dia 28 de maio, alunos do ensino médio da Escola Estadual
André Maggi, que estudam em uma sala disponibilizada na Escola do Campo
Aldovandro da Rocha Silva, na área rural de Cotriguaçu, Mato Grosso,
exercitaram esses conhecimentos, saindo da rotina de uma aula convencional.
Essa foi a primeira prática educomunicativa realizada com essa turma, sob
orientação do Instituto Centro de Vida (ICV), que tem o objetivo de
possibilitar que os adolescentes conquistem a autonomia para multiplicar seus
conhecimentos e documentar seus processos de aprendizados. A próxima,
programada para o mês de junho, será destinada à redação de jornal mural, entre
outros tipos de veículos comunicacionais.
Jovens de Ouro Verde fazem
registros da realidade em que vivem. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV.
A atividade possibilitou também que houvesse o
exercício de coleguismo por parte dos estudantes que já têm alguma
familiaridade com o equipamento com aqueles que, pela primeira vez, estavam
mexendo em uma máquina fotográfica. Nesta atividade dentro e fora da sala de
aula, nas proximidades da horta da unidade escolar e no cenário tipicamente
rural, puderam compreender a importância da luminosidade natural e artificial,
quando há necessidade do uso do “flash”
Exercício também em sala de aula facilitou troca de
avaliações das fotos tiradas pelos próprios alunos. Foto: Sucena Shkrada
Resk/ICV.
, da utilização do “zoom”, para aproximar a imagem,
como também o que significa ter foco e enquadramento.
Para completar as noções básicas, foram provocados
a observar que uma foto é muito mais que técnica, e requer ao mesmo tempo
objetividade e um olhar sensível. Fizeram seus próprios registros e os
refizeram na tentativa de aprimorar. A proposta foi incentivá-los a reconhecer
a fotografia como um documento de testemunho ocular, que conta uma
história e um processo.
Focar em detalhes foi um dos
objetivos da oficina. Foto: Sucena Shkrada Resk/ICV.
A iniciativa integra o conteúdo curricular deste
ano preparado pela docente da turma, no Projeto Semeando Futuro idealizado
pelos próprios jovens a fim de evitar o êxodo rural e valorizar as atividades
no campo baseadas na Agroecologia. Dá continuidade às ações desenvolvidas no
Projeto Cotriguaçu Sempre Verde (CSV), iniciado em 2011, que tem à frente o ICV
e parceiros, com apoio do Fundo Vale.
Veja também:
Fonte: ICV
Nenhum comentário:
Postar um comentário