quarta-feira, 17 de junho de 2015

Apoio a mais nove UCs na Amazônia.
Reserva Biológica do Lago Piratuba, localizada no estado do Amapá, é uma das 105 UCs apoiadas pelo Arpa. Foto: © Patrícia Pinha-ICMBio.

Por Redação do WWF Brasil –

Na última semana, o Comitê do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) aprovou por unanimidade a adesão de nove Unidades de Conservação (UCs) à sua rede de apoio. Com essa ampliação, a área total protegida pela iniciativa chega a 58.296.056 de hectares, que corresponde a 97% da meta de 60 milhões de hectares protegidos pelo Programa, que deve ser atingida ainda no primeiro semestre de 2015. Considerando as novas áreas protegidas, o Arpa passa a apoiar 105 UCs na região.

A soma destas áreas ultrapassam seis milhões de hectares. As nove UCs, criadas entre 1974 e 2014, que passam a integrar a rede de proteção do Programa são: Reserva Biológica Nascentes da Serra do Cachimbo (PA), Reserva Biológica do Abufari (AM), Parque Estadual Serra dos Reis (RO), Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns (PA), Estação Ecológica Alto Maués (AM), Estação Ecológica Samuel (RO), Parque Nacional Mapinguari (AM/RO), Parque Nacional da Amazônia (AM/PA) e Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM).

“Esse é um importante passo para alcançar a meta estipulada pelo Programa e contribuir ainda mais para a proteção da floresta amazônica. Além disso, neste processo, importantes áreas protegidas de expressiva contribuição para a conservação da biodiversidade brasileira passam a ter sua gestão assegurada no longo prazo”, explica Mauro Armelin, superintendente de conservação do WWF-Brasil.

A 1ª Reunião Extraordinária do Comitê do Programa, instância deliberativa máxima do Arpa, contou com a presença de representantes da sociedade civil, como WWF-Brasil, Fundação Vitória Amazônica, Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Conselho Nacional das Comunidades Extrativistas (CNS) e SOS Amazônia, bem como do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).

Durante a reunião, os participantes abordaram também a gestão das Unidades de Conservação estaduais do Amazonas, a visão do Comitê do Fundo de Transição referente à Fase III do Programa, os protocolos de monitoramento da biodiversidade e as demandas de avanço da iniciativa.

Além disso, foi discutida a visão do Comitê do Fundo de Transição referente à Fase III do Programa, o monitoramento da biodiversidade, e a gestão das Unidades de Conservação estaduais do Amazonas, com a presença do Secretário de Meio Ambiente do Estado do Amazonas, Antônio Ademir Stroski, que reiterou o compromisso do Amazonas com o Programa.

* Com informações do site Arpa.


Fonte: WWF Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário