O consumo sustentável como item
de sobrevivência para o futuro.
por
Vagner Luis*
Duas datas em outubro convidam o brasileiro para
repensar seu papel diante da sustentabilidade. A primeira é o Dia do Consumo
Sustentável, instituído pelo Ministério do Meio Ambiente em 15 de outubro de
2009 para despertar a atenção das pessoas sobre o tema. Quatro dias depois,
temos o início do horário de verão para a maioria dos estados brasileiros. O
objetivo é prático: adiantar uma hora nos relógios para estender o dia e
economizar energia. Porém, mesmo com eventos tão importantes, o país continua
longe de implementar o consumo consciente na sociedade.
Os números da última pesquisa do governo federal
sobre a consciência ambiental da população do Brasil são desanimadores. Dois
terços dos brasileiros desconhecem o significado do termo “consumo
sustentável”. Além disso, entre os que responderam afirmativamente, metade
possui um conhecimento equivocado ou apenas parcialmente certo, relacionando
apenas à economia de água e energia, compra de produtos que fazem bem à saúde
ou até mesmo aquisição de itens mais baratos.
Consumir algo de forma sustentável é mais do que
simplesmente reutilizar água ou fazer bem para a saúde humana. É, sobretudo,
procurar soluções que não agridam o meio ambiente e a comunidade que o cerca.
Isso exige um esforço maior da pessoa: ela precisa conhecer o ciclo de vida dos
itens que adquire, desde a sua fabricação até o descarte ecológico. Muitos
produtos podem ter rótulos sustentáveis, mas envolvem uma grande emissão de gás
carbônico em sua manufatura.
Nesse ritmo de consumo e produção, em menos de 50
anos serão necessárias duas Terras para atender as necessidades básicas da
população, como água, energia e alimentos. A humanidade já consome 30% a mais dos
recursos naturais do que a própria capacidade de renovação. Veja, Mahatma
Gandhi, pensador nascido em 1869 dizia – “existem recursos suficientes neste
planeta para atender as necessidades de todos, mas não o bastante para
satisfazer o desejo de posse de cada um”. Isso significa o quanto já é passada
a hora dos consumidores adotarem uma postura mais consciente em relação ao
planeta.
Os primeiros passos precisam ser dados, começando
com ações rotineiras e simples. O plantio de árvores contribui muito para a
redução do gás carbônico. Organizar os resíduos sólidos de acordo com a coleta
seletiva estimula a reciclagem de diversos materiais e comprar itens
sustentáveis faz com que fabricantes repensem suas linhas de produção. O
consumo sustentável não é apenas um estilo de vida. É questão de sobrevivência
para as próximas gerações.
* Vagner Luis é Diretor Executivo da
GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2 no
país.
Fonte: ENVOLVERDE
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