sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Atlas agrega dados para colaborar com indústrias mineradoras no alcance dos ODS.
O objetivo do Atlas é propiciar ao setor ferramentas para o cumprimento dos ODS. Foto: Flickr PNUD.

Objetivo do mapeamento de informação é apresentar os impactos da atividade do setor para focar no cumprimento das metas da Agenda 2030.

Mapear os efeitos da atividade de mineração e conectá-los aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 foi a proposta de um estudo elaborado durante os meses de junho e agosto de 2015, por membros de governos, academia, setor privado e instituições financeiras ligadas à mineração. Responsáveis por mais de 2 milhões e meio de empregos em todo o mundo, as indústrias ligadas à área têm um impacto direto no cumprimento das metas que passam a valer a partir de 2016.

De acordo com o Conselho Internacional de Mineração e Metais, o setor abrange entre 60% e 90% de todo o investimento estrangeiro feito em países de baixa renda; 30% e 60% do volume exportado; entre 3% e 20% das receitas governamentais e 1% a 2% da geração de empregos nos países consultados. No entanto, a mineração também contribuiu com muitos dos problemas que serão enfrentados com os ODS: degradação ambiental, deslocamento de pessoas, aumento da desigualdade econômica e social, conflitos armados, violência baseada em gênero, entre outros.

O objetivo do Atlas é propiciar ao setor ferramentas para o cumprimento dos ODS. Entre os 17 objetivos, seis foram citados como fundamentais: água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; ação contra a mudança do clima e vida terrestre. A iniciativa catalogou mais de 6 mil empresas no planeta, que trabalham direta ou indiretamente com o setor de mineração.

Participaram da elaboração do Atlas integrantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Fórum Econômico Mundial, da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável e do Centro de Investimento Sustentável da Universidade de Columbia.


Fonte: ONU Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário