Nova
publicação do GIFE avalia alinhamento entre investimento social e negócio.
Lançado durante o 9º Congresso GIFE,
documento apresenta oportunidades e riscos associados ao alinhamento entre o
investimento social e o negócio.
Por Redação do Gife –
Em sua sétima edição, lançada em dezembro de
2015, o Censo GIFE
trouxe novos elementos para debater a relação entre investidores sociais
brasileiros e o negócio. Agora, em seu 9º Congresso, o GIFE divulga a
publicação “Alinhamento entre
investimento social privado e o negócio”, que contou com pesquisa e redação
do consultor Rafael Oliva, com o objetivo de identificar modos como
instituições pensam e aplicam a prática do alinhamento.
O tema, relevante à maioria dos investidores,
também foi assunto de destaque no evento em painel que abordou a relevância do
investimento social privado e suas conexões entre as esferas pública e privada.
Assista:
Participaram representantes do FGVCes, Instituto
Coca-Cola, Instituto C&A e Instituto Votorantim.
O mediador Aron Belinky
destacou: “As fronteiras entre o público e o privado têm se misturado,
apontando novos desafios para esse movimento. Precisamos entender oportunidades
e riscos associados ao alinhamento entre o investimento social e o negócio.”
Para Oliva, esse fenômeno recente tornou
necessário realizar um estudo com “um olhar mais cuidadoso para explorar o
campo discursivo sobre o alinhamento”. Para tanto, a pesquisa contou com
encontros com grupos especializados, entrevistas com representantes de empresas
e especialistas, além de dados do último Censo GIFE.
“É importante frisar que não há um modelo único,
um manual, um conjunto concreto de boas práticas. Existem muitas visões e
vários modos de pensar a questão. O estudo fala em alinhamentos, no plural,
modalidades de aproximação entre os dois lados: o interesse empresarial e o interesse
público”, explica o consultor.
Fonte: ENVOLVERDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário