segunda-feira, 20 de junho de 2016

Fábrica do Grupo Boticário em Camaçari é a primeira de cosméticos a receber certificação LEED no Brasil.
Interior da fábrica no município baiano de Camaçari. Foto: Divulgação.

Todas as estruturas do Grupo na Bahia passam a contar com o selo internacional. 

A fábrica do Grupo Boticário em Camaçari, na Bahia, acaba de se tornar a primeira fábrica de cosméticos do Brasil a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

– uma das mais importantes certificações de sustentabilidade do mundo.

Com capacidade instalada de 150 milhões de itens/ano, numa área de aproximadamente 65 mil m², investimento para a construção na ordem de R$ 380 milhões e empregando cerca de 600 pessoas, a fábrica foi construída com sistemas de eficiência energética, redução de consumo de água e reaproveitamento de materiais. “Os empreendimentos seguem as mais avançadas diretrizes internacionais de sustentabilidade, que garantem as melhores práticas de ecoeficiência no processo construtivo e em sua operação, contribuindo para o bem-estar dos colaboradores”, afirma Malu Nunes, gerente de Sustentabilidade do Grupo Boticário.

Com a certificação da fábrica, todas as estruturas do Grupo na Bahia contam com o selo internacional, uma vez que em dezembro de 2015 o Centro de Distribuição em São Gonçalo dos Campos tornou-se também o primeiro CD do Norte/Nordeste do Brasil a obter o selo LEED. Também na Bahia, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em 25 anos de atuação, já apoiou mais de 80 projetos, contribuindo para a conservação de 133 espécies de fauna e flora.

A certificação dessas unidades faz parte da estratégia de sustentabilidade do Grupo Boticário que foca no crescimento sustentável da organização. Além das ações que buscam a melhoria dos indicadores de ecoeficiência no processo produtivo, a atuação em sustentabilidade está inserida nos processos que vão desde a obtenção das matérias-primas até a reciclagem das embalagens pelas cooperativas parceiras. Ainda dentro desta estratégia, a loja da unidade quem disse, berenice? do shopping Cidade São Paulo também recebeu o selo LEED, como a primeira loja de cosméticos certificada do varejo brasileiro.

Entre as iniciativas para a certificação LEED estão:

Redução do consumo de água:
  • Potencial de redução de 75% do consumo de água nas áreas administrativas;
  • Estação de tratamento e reuso de águas cinzas para utilização nas descargas dos banheiros, jardinagem e torres de resfriamento.
Eficiência energética:
  • Potencial de redução do consumo de energia de 18%;
  • Iluminação eficiente com sensores de presença;
  • Telhado branco que reflete a luz do sol e não deixa passar calor para o ambiente interno, reduzindo o consumo de ar condicionado;
  • Placas solares para aquecimento de água, substituindo o chuveiro elétrico.

Materiais:
  • 75% dos resíduos de obra reciclados ou reutilizados;
  • Coleta seletiva na operação;
  • Madeira FSC nos itens permanentes (portas, rodapés, etc);
  • Produtos e materiais com baixos ou nenhum índice de COV (componente orgânico volátil) em sua composição.
Práticas e políticas internas:
  • Transporte fretado, vagas para colaboradores que praticam carona solidária e/ou possuem carros de baixa emissão, bicicletário e vestiário;
  • Boas práticas ambientais para a limpeza da fábrica e do CD, com a utilização de produtos de limpeza mais sustentáveis;
  • Plano de qualidade do ar interno durante a construção, vedação do arcondicionado e armazenagem adequada dos materiais, para preservar a saúde e bem-estar dos instaladores e dos ocupantes;
  • Durante a construção, preferência para aquisição de materiais de fornecedores de até 800km distantes da fábrica.

Sobre a Fábrica de Camaçari – BA

Inaugurada em setembro de 2014, a mais nova fábrica do Grupo Boticário localiza-se em Camaçari (BA) e foi dimensionada para fabricar itens de perfumaria e cremes de alto giro, para atender 80% da demanda do Grupo Boticário nas regiões Norte e Nordeste. A área construída (incluindo espaços operacionais, administrativos e utilidades) é de aproximadamente 65 mil m² e conta com estrutura modular, possibilitando expansão em caso de necessidades futuras. A fábrica foi projetada para produzir até 150 milhões de itens/ano, em 12 linhas de perfumaria, nove de cuidados pessoais (cremes, loções e shampoos) e 3 linhas de estojos. Além disso, tem capacidade de armazenagem de até 46,2 mil posições-pallet, o que corresponde a uma média de 122 milhões de produtos acabados.

Sobre o Centro de Distribuição – BA

Em operação em São Gonçalo dos Campos (BA) desde abril de 2014, o novo CD foi projetado para distribuir produtos do Grupo Boticário para atendimento às regiões Norte e Nordeste. A área construída (dividida em operacional, administrativa e utilidades) soma, aproximadamente, 25 mil m². 

Com estrutura modular, será possível expandir o empreendimento conforme o crescimento da demanda. Entre os equipamentos de última geração do CD, destaque para o transelevador que faz a movimentação e armazenamento de pallets de forma automatizada. Inicialmente, o empreendimento tem capacidade para armazenar 16 mil posições-pallet, separar 42,3 mil itens/hora (fracionados) e 28 mil itens/hora (caixas fechadas), totalizando 70,3 mil itens/hora na linha de separação. A capacidade de expedição é de até 1.800 caixas/hora e deve suprir toda a demanda dos franqueados da região.

Sobre o Grupo Boticário

Constituído em 2010, o Grupo Boticário é uma referência internacional no varejo de beleza. Controla quatro unidades de negócio (O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box), e é mantenedor da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Está presente em nove países e conta com uma força de trabalho composta por 7 mil colaboradores diretos que acreditam que beleza não é o que a gente sonha, imagina ou quer. Beleza é o que a gente faz.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário