segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Tecnologia aliada ao desenvolvimento sustentável.
Atualmente, a UBPF de Bauana atua na produção e comercialização das sementes de murumuru, andiroba e polpa de açaí. Foto: EBC FAS BAUANA.

Por Juliana Guarexick, da Envolverde –

Solução da SAP vai gerenciar a comercialização e auxiliar na rastreabilidade de sementes coletadas na Floresta Amazônica.

Imagine ter em mãos papel e caneta e ter a tarefa de gerenciar o fluxo e rastrear a qualidade de sementes produzidas por cerca de 70 famílias. O resultado deste trabalho manual seria no mínimo duvidoso. Mas era justamente assim que a Unidade de Beneficiamento de Produtos Florestais – UBPF de Bauana (AM), mensurava sua produção.

A empresa de base comunitária – criada em 2015 como resultado de várias ações e de um curso específico em produção sustentável organizado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) – tem agora um novo aliado, a solução SAP Business One.

O novo software, que será implementado e conduzido pelo parceiro da SAP Brasil, Ramo Sistemas, vai facilitar a coleta e armazenamento das informações da unidade, permitindo rapidez e agilidade também na  rastreabilidade das sementes.

“A parceria com a SAP, traz consigo o componente de inovação tecnológica para dentro da floresta, sobretudo quando o empreendedorismo desponta como uma iniciativa em favor da conservação ambiental e qualidade de vida para essas populações”, ressalta Eduardo Taveira, superintendente técnico-científico da FAS.
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Uacari, no Estado do Amazonas, está localizada a 800km em linha reta e mais de 1.500 km por via fluvial de Manaus. Foto: EBC FAS Bauana.

Para Luciana Coen, Diretora de Responsabilidade Social Corporativa e Comunicação Integrada da SAP Brasil, a implementação da solução indica resultados palpáveis. “Serão 75 famílias impactadas com o projeto da nova unidade, tendo como resultado a manutenção dos empregos, trabalho assegurado durante todo o ano (no caso através da planificação de plantios, aproveitando a sazonalidade das fruta locais), circulação do resultado das vendas na própria comunidade e, com isso,  desenvolvimento social.” 

O que o homem semear, isso colherá!

A criação da UBF na região do Médio Juruá é só mais um capítulo da história construída pela FAS. A ONG trabalha para promover o desenvolvimento sustentável, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida de comunidades da bacia amazônica.

Mailson Gondim, Diretor Executivo da UBF, e morador da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Uacari, onde a empresa de base comunitária está localizada, pode falar com propriedade sobre a atuação da FAS na região.
Foto: EBC FAS Bauana

“São vários benefícios, mas, um em especial, foi o curso técnico em Produção Sustentável em Unidade de Conservação, proporcionado pela FAS, que formou 45 pessoas, entre elas eu mesmo. Os moradores também recebem, por meio da FAS, vários tipos de bolsas que ajudam financeira e socialmente”, explica.

Eduardo Taveira, mensura a atuação da FAS: “Estamos falando de 15 comunidades da RDS do Uacari que foram capacitadas e qualificadas em boas práticas de coleta, secagem, armazenamento e aprimoramento da logística, por meio do projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) na cadeia dos óleos vegetais. Essa série de capacitações, tem possibilitado  que as famílias coletoras de murumuru e andiroba, possam sim fornecer a matéria prima comercializada a um preço justo.

Gondim já colhe os frutos deste aprendizado: “Já estamos produzindo óleo de murumuru, entre outros itens, com a qualidade exigida pelos fabricantes de cosméticos e também pelos produtores de bebidas à base de açaí”.

“Fechamos, inclusive, com uma cooperativa da região, um contrato de intenção de compra de quatro toneladas de óleo de murumuru ainda neste semestre para ser fornecido a uma grande empresa de cosméticos”, comemora. Gondim destaca que a venda de matéria-prima gerou uma renda para os moradores de mais ou menos 68 mil reais.

Luciana Coen ressalta que esses resultados positivos representam o ganho da SAP. “Nós acreditamos que os setores público e privado desempenham um papel extremamente importante para impulsionar e promover o bem-estar social através de investimentos direcionados à educação, em ações que favorecem o crescimento do número de empregos e no estímulo ao empreendedorismo. Neste caso, apoiando a FAS, facilitamos o auxílio às comunidades que a instituição apoia.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário