segunda-feira, 9 de julho de 2018


Coordenadora do Let´s do it visita o país e apoia ações do Limpa Brasil.

Por Reinaldo Canto, especial para a Envolverde –

Heidi Solba, responsável por coordenar e liderar ações e equipes de Desenvolvimento de Rede e Suporte no Let’s Do It! no mundo todo manteve uma intensa agenda no Brasil para apoiar o Limpa Brasil, prestigiar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe liderada por Edilaine Muniz e garantir o suporte de novas parcerias que garantam o sucesso do Clean Up Day (próximo 15/09 em todo o mundo). “Acreditamos que o Clean Up Day terá um alto impacto, esperamos a participação de muitas pessoas e contribuir para a mudança de hábitos em relação ao descarte e separação do lixo”. Nessa visita ao Brasil ela esteve acompanhada de Pal Martensson do Waste Zero, representado no país pelo Instituto Lixo Zero.

Heidi veio à São Paulo neste mês de junho e cumpriu vários compromissos durante uma semana inteira. Em visita a duas cooperativas a Yougreen e a Viver bem. Na Yougreen ela foi recepcionada pelo seu idealizador e diretor presidente, Roger Kotppl e pode conhecer a trajetória, sua evolução ao longo dos anos e toda a fábrica em suas fases da reciclagem. A coordenadora do Let´s do It conversou com os cooperados em sua maioria imigrantes africanos e conheceu as dificuldades enfrentadas por eles. Na Cooperativa Viver Bem ela pode constatar a realidade dos catadores no Brasil. “O que eles fazem tem um enorme impacto. Por isso, é muito importante empoderar o trabalho feito pelos catadores”, enfatizou Heidi.

Encontros com autoridades públicas também fizeram parte da agenda da coordenadora internacional do World Clean Up Day. O objetivo de falar com autoridades locais é para que o movimento possa obter grande sucesso em comunicar a importância do projeto, suas atividades e obter apoio e participação da população. “Quando as pessoas são chamadas para a ação prática se torna mais fácil conscientizar sobre o que representa o lixo e sobre os problemas causados por ele”.

O secretário adjunto do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Ricardo Viegas, recebeu os representantes do movimento no Brasil e se comprometeu a dar apoio às ações no dia 15/09. Segundo ele apontou a parceria com o Limpa Brasil deverá perdurar até o final da atual gestão.

O prefeito da capital Bruno Covas também sinalizou as secretarias da cidade à disposição para colaborar no evento de alcance mundial.  Ficou estabelecido que o Limpa Brasil irá auxiliar a administração municipal na gestão estratégica dos resíduos sólidos em São Paulo e, em especial, na mobilização comunitária.

Já na reunião realizada na Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o então secretário Mauricio Brusadin, sugeriu que o Limpa Brasil integre o tema Resíduos Sólidos do PMVA – Programa Município Verde Azul que atua na eficiência da gestão ambiental nas cidades e também esteja presente na colaboração ao Programa Estadual Verão do Clima com forte atuação no litoral de São Paulo.

“As cidades no mundo todo tem crescido, cada vez mais pessoas vivem em espaços urbanos e o problema do lixo tem aumentado, pois os sistemas de coleta não estão dando conta do crescimento da população, principalmente, nos países em desenvolvimento”, explicou Heidi Solba.

Entre os muitos problemas da atualidade, um dos mais sérios e preocupantes é o excesso de lixo no Brasil e no mundo. Segundo o PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – a produção de lixo no mundo deve ter um aumento das atuais 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas por ano até 2025. O pior é que boa parte desse material acaba por ser despejado em lugares impróprios como rios, lagos e terrenos baldios trazendo consequências danosas para o meio ambiente e para a saúde das pessoas. Diante da gravidade do problema, a gestão dos resíduos, a reciclagem e o descarte correto de materiais se torna urgente e imprescindível.

“É possível mudar essa realidade, não é uma ilusão”, afirma Pal Martensson, do Waste Zero. Ele explica que há 10, 15 anos atrás quando ele começou a falar sobre lixo era chamado de idealista e até estúpido, “mas hoje mais e mais organizações, empresas, municípios e órgãos governamentais tem trabalhado em prol da redução do lixo”, completa Pal.

Heidi Solba concorda com Pal e cita o exemplo de alguns brasileiros que tem se recusado a usar plástico, mas ressalta que o caminho ainda é longo, “vi muita garrafa plástica e pessoas andando com muitas sacolas plásticas de supermercado em São Paulo” e conclui que o engajamento dos jovens é muito importante, “temos que mudar a atitude dos jovens nas escolas, mostrar a eles que não precisam de canudos, nem sacolas plásticas”.

Sobre o resultado da visita Heidi foi enfática ao afirmar que estabelecer parcerias é fundamental, “o movimento só pode crescer com apoios de setores diversos da sociedade e de organizações como o Waste Zero”.

O Movimento Limpa Brasil Let´s do it! já realizou diversas ações no país nos últimos anos. Desde fevereiro vem executando ações preparativas para o Dia Mundial de Limpeza nas cidades de Salvador, Recife, e São Paulo, conseguindo assim fechar parcerias com grandes grupos de atuação nacional para ajudar com a mobilização e ações para o dia 15 de setembro. A exemplo dos Escoteiros do Brasil, Lions, Teoria Verde, Movimento Lixo Zero, Ecosuf.  O que já nos ajudou a já integrar outras cidades do País para o grande dia D, podemos citar Espirito Santo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Distrito Federal, São Vicente, Florianópolis, entre outras.  Logo após Copa, iniciaremos uma forte comunicação convidando as pessoas para baixarem o App worldcleanup, aplicativo mundial para o mapeamento dos pontos de lixo do mundo e após, para participarem nas suas cidades dos mutirões de limpeza.

A primeira fase do projeto segue até setembro quando pessoas de 150 países estarão nas ruas limpando suas cidades. A Segunda fase inicia-se no dia 16 de setembro quando será iniciada uma nova fase da campanha de engajamento da população mundial em manter limpa suas cidades.

Temos um longo trabalho pela frente e bem desafiador no Brasil, pois, sabemos que não conseguiremos limpar nossos pontos te lixo em um único dia, mais, sabemos que informação agregada a ações práticas podem gerar grandes transformações. Levar informação para engajamento da sociedade sobre a importância do descarte correto, iniciando pela simples atitude de deixar de jogar lixos nas ruas é nosso maior desafio, porém após anos de ações de engajamento da sociedade, acreditamos veementemente que estamos no caminho certo, cada vez mais temos retorno da sociedade entendendo seu papel quanto ao cuidado e a preservação do meio ambiente precisamos somente de mais investimento para que possamos atrelar a conscientização a praticas diárias.

Mais informações: www.limpabrasil.org

 Clean Up Day World – 15.9.2018 (150 países participando)

É um evento de união da comunidade global para conscientizar e implementar mudanças verdadeiras para um planeta limpo e saudável. É promovido pelo maior movimento mundial de cidadania e cuidado com o meio ambiente, o Let´s do It!

Por que ele acontece?

Porque queremos um mundo mais limpo. Já imaginou um mundo SEM LIXO!? Nós queremos mudar a realidade atual do lixo no mundo.

Quem participa das ações?

Um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos em agentes de mobilização, que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.

Um exemplo de ação educacional com forte engajamento social foi a campanha “Sou Catador”, desenvolvida especialmente para o movimento, que reuniu vários artistas e formadores de opinião, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Marília Pera, Seu Jorge, Alice Braga, Lenine, Cássio Reis, Darlan Cunha, Marina Person, Didi Wagner e Marisa Orth, além do “embaixador” do Limpa Brasil – Let’s do it!, Tião Santos. Tião é presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, ao lado do artista plástico Vik Muniz.

O Let’s do it! Maior movimento de conscientização do mundo realizado aqui no Brasil pelo Limpa Brasil – Let’s do it! Assista: (https://www.youtube.com/watch?v=ucE4quTKzqc)

Sobre o Limpa Brasil-Let’s do it!

A proposta do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade manter as cidades limpas. Por esse motivo, Realizado desde 2011, o programa, que atualmente funciona aliado a um ambicioso projeto de educação ambiental, já visitou 22 cidades brasileiras e envolveu mais de 180 mil voluntários. Recolheu cerca de três mil toneladas de material reciclável que foram doados às cooperativas de materiais recicláveis, gerando trabalho e renda para milhares de famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário