Yunus se une a grandes corporações brasileiras para solucionar questões sociais.
Foto: Shutterstock
Setor privado no Brasil passa a contar com tutoria
da instituição criada pelo Prêmio Nobel da Paz Muhammad Yunus, a Yunus Negócios
Sociais, para contribuir com a erradicação de problemas sociais.
A concepção de um iogurte fortificado com
micronutrientes para solucionar a má nutrição infantil e a criação de
tecnologias da informação para facilitar entraves na agricultura como a baixa
produção rural são grandes exemplos do poder da Yunus global ao se associar a
grandes empresas. Os exemplos citados já são realidade em Bangladesh para a
francesa Danone e a americana Intel. Cases como estes podem ser
desenvolvidos com grandes corporações do Brasil a partir de março de 2016 por
meio do programa Yunus Corporate Action Tank (YCAT).
Já consolidado internacionalmente, o programa foi
adaptado à realidade brasileira e buscará identificar como cada empresa poderá
utilizar sua expertise para criação de um negócio social ou uma joint-venture.
Após esta etapa inicial o YCAT irá guiar o percurso das participantes em um
processo de incubação por doze meses.
“Conectar o mundo corporativo aos problemas e a
pessoas reais gera um imenso potencial criativo, resultando em produtos e
serviços que se demonstram necessários, comerciáveis e resilientes no mercado
brasileiro mesmo em um momento de instabilidade econômica”, afirma Rogério
Oliveira, co-fundador e gestor geral da Yunus no País.
Para Oliveira, os benefícios do programa ultrapassam
o campo social e chegam até o escritório. “A inovação e o intraempreendedorismo
são exaltados no processo de incubação, valores tão inerentes a startups,
mas incomuns em grandes corporações. O Yunus Corporate Action Tank ensina a
aplicar estas qualidades no dia a dia das empresas participantes, mudando o
mindset e aumentando o potencial competitivo de cada uma delas”.
Em sua primeira etapa, que inicia em março de 2016
e deve durar três meses, o YCAT dará base teórica ao grupo de executivos a
partir dos módulos ‘Capacitação & Inspiração’, ‘Ideação’, ‘Prototipação’ e
‘Modelagem do Negócio’. Nos nove meses restantes, os projetos de cada companhia
são colocados em prática, divididos por módulos como ‘Modelagens Financeiras’,
‘Viabilidade’ e ‘Plano de Implantação’.
A iniciativa no Brasil conta a coorganização do
Bank of America, que tambémserá uma das empresas participantes do programa. Há
ainda o apoio da Singularity University, Fundação Dom Cabral, League of
Intrapreneurs, Mandalah, entre outros.
Em março, as demais companhias escolhidas serão
divulgadas. Os critérios de escolha se basearam no potencial de impacto social
de cada corporação e no nível de empreendedorismo dos representantes designados
a participar do Yunus Corporate Action Tank.
Fonte: ENVOLVERDE
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