Publicação
do Ipea mostra papel crucial da escola para redução da violência.
Trabalho analisa a desigualdade do modelo
educacional brasileiro e aponta seis canais para afastar o jovem do crime.
Por Redação do Ipea –
O papel crucial que um adequado processo
educacional pode exercer no desenvolvimento infantojuvenil e na prevenção aos
crimes é o foco do estudo Trajetórias
Individuais, Criminalidade e o Papel da Educação, do técnico de
planejamento e pesquisa do Ipea Daniel Cerqueira. O texto foi publicado
pelo Portal Ipea, no último dia 8, na última
edição do Boletim de Análise Político-Institucional.
O trabalho evidencia que, na maior parte dos
casos, a provisão de serviços de educação pública segue mais eficiente para as
regiões mais ricas das cidades, em detrimento das mais pobres. “Fica claro que
o Estado brasileiro não apenas não consegue efetivar políticas públicas
bem-sucedidas para mitigar crimes, como ele próprio é um dinamizador da
violência, ao investir na perpetuação das cidades partidas”, analisa Cerqueira.
O técnico percebeu que, em localidades pobres,
com mais homicídios, como nas periferias das cidades, existem diferenças
substanciais nos indicadores de oferta do serviço escolar, em que a
complexidade da gestão média de alunos por turma e o indicador de carga de
trabalho por professor estavam entre os piores do país.
Além disso, segundo Cerqueira, “o modelo
educacional brasileiro não é moldado para reconhecer diferenças sociais e
individuais e se orienta exclusivamente pela oferta mecânica de conhecimentos
enciclopédicos”. A publicação trata das trajetórias individuais desde a
primeira infância e pontua o papel socializador da supervisão, orientação e
educação e seus efeitos de longo prazo. “Buscamos os determinantes dos
desajustes comportamentais e socioemocionais que podem contribuir para aumentar
a probabilidade da delinquência juvenil”, explica.
Por fim, a publicação trata das políticas de
segurança pública preventivas, voltadas para a educação e focalizadas nas
crianças e nos jovens moradores de bairros e comunidades com maiores
desvantagens socioeconômicas. A pesquisa encontra seis canais pelos quais a
educação formal no ensino básico pode exercer efeito para afastar o jovem da
trajetória do crime. Confira aqui.
Boletim de Análise Político-Institucional
O trabalho faz parte da nona edição do Boletim de
Análise Político-Institucional (Bapi), periódico semestral cujo objetivo é
divulgar reflexões e estudos sobre os temas tratados na Diretoria de Estudos e
Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) do Ipea. Os
artigos têm diferentes orientações temáticas e metodológicas, refletindo a
pluralidade característica da diretoria.
Assista ao comentário de Daniel Cerqueira sobre o
estudo:
Fonte: ENVOLVERDE
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