quinta-feira, 28 de julho de 2016

Eu cuido do meu lixo.
Iniciativa do Colégio Franciscano Pio XII busca alertar alunos e comunidade para o cuidado com os recursos naturais do planeta, redução do desperdício, além de despertar a conscientização para a preservação do meio ambiente.

Por Redação da Envolverde – 

O Colégio Franciscano Pio XII, instituição localizada no bairro do Morumbi, lança a campanha institucional “Eu cuido do meu lixo”, com o apoio da University of Missouri, parceiro do High School do Colégio. A campanha permeia todos os eventos e atividades pedagógicas do Colégio e chama a atenção para um tema muito importante: o lixo, do consumo consciente à reciclagem. A iniciativa deriva da Campanha da Fraternidade 2016: “Casa Comum, Nossa responsabilidade” e reforça sua mensagem com reflexões e ações práticas sobre o assunto.

Os alunos estão trabalhando temas sobre como produzir menos lixo, qual a forma correta de descartá-lo e sobre como minimizar os impactos ao meio ambiente. A estudante da 3ª série do Ensino Médio, Giulia Costa Silva Golfare, criou a logomarca da campanha com base no mote proposto pela escola. A logomarca está sendo utilizada em todos os materiais, desde camisetas das equipes pedagógicas e técnicas, até lixeiras espalhadas pelo colégio com mensagens voltadas ao tema. “A campanha mostra como podemos cuidar do lixo dentro e fora do nosso colégio, incentivando e valorizando ainda mais a iniciativa para que todas as práticas sejam ampliadas no convívio da comunidade escolar”, pondera Fátima Miranda, diretora-adjunta do Colégio.

A Educação Infantil deu o foco da campanha à reciclagem, reutilização de material e separação dos diferentes lixos. O Maternal II está trabalhando as atitudes de conscientização das crianças para ajudar a preservar a natureza por meio da coleta seletiva e sua reciclagem. Dentre as atividades, os alunos terão o conhecimento prévio sobre o lixo; vão observar na escola como é feita a coleta seletiva; vão assistir a vídeos relacionados ao tema; ler o livro “Reciclando com os coelhinhos”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen, farão a coleta seletiva em casa junto à família e ainda confeccionarão um objeto feito com sucata.

No Infantil I, o objetivo é conscientizar as crianças de que qualquer ser humano é um produtor de lixo, para que elas entendam a importância do descarte correto, o cuidado que se deve ter com o planeta, além de aprender a identificar os diferentes materiais descartados durante o lanche e os tipos de lixo que podem ser reciclados.

A turma do Infantil II está trabalhando 3 Rs (reduzir, reciclar e reutilizar) por meio de atividades que mostram o impacto do lixo no planeta, como, por exemplo, o lixo na água, o lixo na terra, o lixo no ar, o lixo no fogo, juntamente com um trabalho de recorte e colagem de ações que ajudam a melhorar o planeta, além de separar o lixo na hora do lanche.

“Todas as turmas desse segmento concluirão as atividades com a construção de uma casa de tamanho real feita em material reciclado, com oficinas de brinquedos e com jogos sobre os diferentes lixos”, diz Paula Neves Fava Bon, coordenadora pedagógica da Educação Infantil.

De acordo com Vanessa Gonçalves de Andrade, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, o trabalho desenvolvido com o 1º ano pretende levar à conscientização da criança de que é possível transformar o lixo com a reciclagem. Durante o horário do lanche, os alunos são orientados sobre como fazer o descarte adequado das embalagens. Para o 5º ano, foram preparadas atividades com as disciplinas de Matemática, com infográficos, e de Geografia, com a exibição do filme “A história das coisas” (que aborda, dentre outros assuntos, o consumo exagerado de bens materiais e o impacto agressivo que esse consumo desregrado acaba exercendo sobre o meio ambiente). “A ideia é concretizarmos a ação da reutilização como meio de se evitar o consumo desenfreado e o consequente aumento do volume de lixo, amenizando o impacto causado no meio ambiente. Faremos um convite à comunidade Pio XII para fazer troca de vestimentas e acessórios, com o intuito de reaproveitar peças e estimular o consumo sustentável”, explica.

Os alunos do Ensino Fundamental II vão trabalhar o tema do lixo no próximo bimestre para a organização dos trabalhos para o Sábado Cultural, evento interno do Colégio. A turma do 9º ano, por exemplo, vai desenvolver um projeto sobre o lixo urbano. “Com esse trabalho, queremos alertar que cada ação isolada do ser humano, como jogar um papel no chão, pode refletir de forma negativa no meio ambiente”, explica Sueli de Jesus Coutinho de Freitas, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II. “Vamos fazer atividades para sensibilizar os alunos para a questão da produção e do destino do lixo durante uma atividade coletiva; vamos discutir os critérios para separar materiais encontrados no lixo doméstico e estudar sua composição e as possibilidades de reaproveitamento, além de chamar a atenção para a necessidade de mudança nos padrões de consumo e de produção de lixo, ciclo de vida das embalagens e destinos finais de resíduos”, ressalta Sueli, destacando que o projeto envolve as disciplinas de Português, Matemática, Geografia, História e Ciências.

O Ensino Médio estuda o tema, em seminário, e apresenta, no segundo semestre, o Festival do Minuto, com vídeos sobre o assunto, especialmente o impacto que a relação do homem com o consumo e o descarte causa para a natureza e para a sociedade. 

Sobre o Colégio Franciscano Pio XII

O Colégio Franciscano Pio XII foi fundado em 1954 com o compromisso educacional conduzido pela filosofia franciscana. Há mais de 60 anos forma gerações com o diferencial de educação em constante diálogo entre o conhecimento acadêmico e a formação humana, entendendo o educando como agente de transformação social, que atua em prol do fortalecimento de um mundo justo e fraterno.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário