Transporte marítimo tem US$ 400 bilhões de risco climático não avaliado.
Por Redação da Envolverde*
Os US$ 400 bilhões em dívidas do setor de
transportes marítimos que os bancos detêm representam um risco enorme se a
transição para a economia de baixo carbono não começar a ser feita já. Essa é a
principal conclusão do estudo Navigating Decarbonisation: An approach to
evaluate shipping’s risks and opportunities associated with climate change
mitigation, conduzido pelo Carbon War Room, organização sem fins
lucrativos fundada por Richard Branson, em parceria com a UMAS. Trata-se da
primeira abordagem já feita para testar o stress climático dos ativos do setor
de transporte marítimo.
James Mitchell, associado sênior para o
transporte do Carbon War Room, explica: “Risco não é nada novo para a indústria
naval ou para as principais instituições financeiras, mas o risco da transição
climática é. Se uma decisão de financiar uma nova construção é tomada hoje,
esse navio muito provavelmente terá que competir sob novas politicas da
Organização Marítima Internacional do da União Europeia antes de seu primeiro
atracamento seco. Este trabalho sugere que esses riscos terão impacto no
mercado e devem ser avaliados agora”.
Os financiamentos de projetos e empréstimos
corporativos para a indústria de transporte marítimo internacional têm sido um
grande negócio para as principais instituições financeiras. Este estudo,
realizado ao longo de 18 meses, identificou que, embora algumas partes
interessadas financeiras estejam cientes dos riscos de ativos encalhados,
poucos bancos avaliam a eficiência dos navios ou têm programas de empréstimo em
vigor para manter os ativos competitivos. Os autores recomendam que uma maior
diligência seja levada a cabo hoje pelos financiadores, armadores e acionistas
para evitar perdas até meados da década de 2020. A transição para uma economia
de baixo carbono exigirá investimentos significativos para manter os navios
competitivos.
“Os financiadores devem investir no futuro e
preparar-se para aproveitar as novas oportunidades que a descarbonização irá
criar. Mesmo com US$ 400 bilhões em dívida do setor global de transporte
marítimo em jogo, temos pouca evidência de que isso esteja acontecendo. Nós
demos o primeiro passo”, disse Jules Kortenhorst, CEO, Sala de Guerra do
Carbono e Rocky Mountain Institute.
Navigating Decarbonisation é a terceira etapa de
uma pesquisa sobre ativos encalhados e risco climático no transporte marítimo
que está sendo conduzida em parceria pelo CWR e UMAS. Ela oferece um método
para analisar como as políticas de mitigação dos gases de efeito estufa no
transporte marítimo e as contribuições nacionais no âmbito do Acordo de Paris
podem afetar os investimentos existentes e futuros.
O Dr. Tristan Smith, Diretor da UMAS, explica: “A
principal vantagem do relatório é permitir que os financiadores e os armadores
estejam preparados. Portanto, é crucial para os ativos futuros planejar a
flexibilidade desde o início, por exemplo, projetando para futuras adaptações e
usando mecanismos de financiamento inovadores para lidar com uma variedade de
cenários futuros. A análise de cenários que combina uma avaliação
tecnoeconômica integrada com uma série de cenários de políticas previsíveis
pode ajudar a navegar pelas incertezas futuras e ajudar os financiadores e os
armadores a tomar decisões mais informadas sobre seus ativos.”
O relatório completo está disponível para download aqui.
Sobre o Carbon War Room
Carbon War Room (CWR) foi fundado em 2009 como
uma organização sem fins lucrativos global por Sir Richard Branson e um grupo
de empreendedores de ideias semelhantes. Ele intervém nos mercados para
acelerar a adoção de soluções de negócios que reduzam as emissões de carbono na
escala das gigatoneladas. Em 2014, a CWR se fundiu com o Rocky Mountain
Institute (RMI), e agora opera como parte dele. O RMI envolve empresas, comunidades,
instituições e empresários para transformar o uso de energia global para criar
um futuro limpo, próspero e seguro de baixa emissão de carbono.
Sobre a UMAS
UMAS é um serviço de consultoria focado no setor
empresarial que parte da experiência líder mundial em navegação do UCL Energy
Institute, combinada com o conhecimento de sistemas de consultoria e
gerenciamento da MATRANS. Juntas, UCL Energy Institute e MATRANS operam sob a
marca da UMAS. Para mais detalhes visite www.u-mas.co.uk.
* Com informações da Agência Aviv de
Comunicação.
Fonte: ENVOLVERDE
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