As
grandes empresas e as startups no Brasil.
O caráter empreendedor do brasileiro é conhecido
globalmente. Contudo, quando falamos de inovação e da Economia Criativa e
Colaborativa percebemos que ainda estamos muito longe do que acontece em
centros de excelência como o Vale do Silício, na Califórnia. Além de diversos
componentes históricos, um dos fatores que ajuda a explicar essa diferença é
que, nos Estados Unidos, existe um processo estabelecido de constante parceria
entre as grandes corporações e as startups. Especialmente no desenvolvimento de
produtos e serviços inovadores, com potencial de ganhar escala global.
E foi para entender o que acontece neste segmento,
aqui no Brasil, que a HBS Alumni Angels of Brazil (HBSAAB) realizou o estudo How Corporations are
Connecting With the Startup Ecosystem (Como as Corporações Estão se
Conectando com o Ecossistema de Startup). A Pesquisa levou um ano para ser
concluída. Neste período, foram realizados inúmeros estudos de revisão
bibliográfica, dois workshops, diversos encontros com profissionais da área de
Tecnologia da Informação (TI) e gestores de inovação, além de entrevistas, em
profundidade, com executivos de cerca de 50 grandes empresas.
Magnus Arantes, presidente do HBS Alumni Angels of
Brazil – Foto: Claudio Belli/Divulgação
Deste processo qualitativo foi elaborado um
questionário, composto de 95 perguntas. Ele se tornou a parte quantitativa da
Pesquisa e foi estruturado sobre uma metodologia própria, desenvolvida pela
HBSAAB, para compreender os objetivos, os porquês e as ferramentas utilizadas
nesta relação. A inspiração veio de trabalhos similares realizados na Harvard
Business School e em outras entidades de referência.
“Nossa metodologia apresenta de forma única e
inovadora a capacidade de identificar vários objetivos das empresas no
relacionamento com startups, e não apenas a visão financeira e/ou de inovação
que foram objeto de estudo em pesquisas anteriores”, destaca Magnus Varassin
Arantes, cofundador e presidente da HBS Alumni Angels of Brazil (HBSAAB).
De acordo com Arantes, a Pesquisa tem a ambição de
ajudar a encurtar a distância entre grandes empresas e startups. “Nosso
objetivo é fornecer subsídios que facilitem a criação de programas
estruturados, capazes de facilitar esta conexão entre grandes empresas e o
ecossistema empreendedor”, diz. “E nada melhor do que aprender com a
experiência de quem já está fazendo e tem o que ensinar”.
Os resultados do estudo e a metodologia serão
apresentados no seminário internacional Status of Corporate Venture in
Brazil: How Corporations are Connecting With the Startup Ecosystem. O
evento contará com a participação do professor Thales Teixeira, da Harvard
Business School, e representantes de algumas empresas participantes da
Pesquisa, tais como a Cisco, Embraer e Samsung, além do BNDES e do Ministério
do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
SERVIÇO:
Seminário internacional Status
of Corporate Venture in Brazil: How Corporations are Connecting with the
Startup Ecosystem
Dia: 16/3 (quinta-feira)
Horário: das 19:00 às 21:30h
Local: Hotel Maksoud Plaza (Rua São Carlos do
Pinhal, 424 – Bela Vista)
Sobre a HBS Alumni Angels of Brazil (HBSAAB)
A associação foi criada em 2012 e reúne ex-alunos
da Universidade Harvard. Hoje, conta com 110 integrantes e sua missão é ajudar
a desenvolver o ecossistema de empreendedorismo no Brasil. Faz isso fornecendo
apoio a startups que necessitem de recursos financeiros (smart money) e
capital intelectual para crescer. Em cinco anos, cerca de 500 empreendedores
apresentaram seus planos de negócios e destes, mais de 150 tiveram a
oportunidade de interagir com os membros da associação em rodadas fechadas
realizadas pelos membros. Mais de 50 projetos foram beneficiados com serviços
voluntários de mentoria, coaching, networking e desenvolvimento de estratégias.
Adicionalmente, oito receberam investimentos que, em conjunto, superam R$ 10 milhões,
feitos diretamente pelos integrantes da HBSAAB ou co-investidores.
Fonte: ENVOLVERDE
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