quarta-feira, 15 de março de 2017

As grandes empresas e as startups no Brasil.

O caráter empreendedor do brasileiro é conhecido globalmente. Contudo, quando falamos de inovação e da Economia Criativa e Colaborativa percebemos que ainda estamos muito longe do que acontece em centros de excelência como o Vale do Silício, na Califórnia. Além de diversos componentes históricos, um dos fatores que ajuda a explicar essa diferença é que, nos Estados Unidos, existe um processo estabelecido de constante parceria entre as grandes corporações e as startups. Especialmente no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, com potencial de ganhar escala global.

E foi para entender o que acontece neste segmento, aqui no Brasil, que a HBS Alumni Angels of Brazil (HBSAAB) realizou o estudo How Corporations are Connecting With the Startup Ecosystem (Como as Corporações Estão se Conectando com o Ecossistema de Startup). A Pesquisa levou um ano para ser concluída. Neste período, foram realizados inúmeros estudos de revisão bibliográfica, dois workshops, diversos encontros com profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) e gestores de inovação, além de entrevistas, em profundidade, com executivos de cerca de 50 grandes empresas.
Magnus Arantes, presidente do HBS Alumni Angels of Brazil – Foto: Claudio Belli/Divulgação

Deste processo qualitativo foi elaborado um questionário, composto de 95 perguntas. Ele se tornou a parte quantitativa da Pesquisa e foi estruturado sobre uma metodologia própria, desenvolvida pela HBSAAB, para compreender os objetivos, os porquês e as ferramentas utilizadas nesta relação. A inspiração veio de trabalhos similares realizados na Harvard Business School e em outras entidades de referência.

“Nossa metodologia apresenta de forma única e inovadora a capacidade de identificar vários objetivos das empresas no relacionamento com startups, e não apenas a visão financeira e/ou de inovação que foram objeto de estudo em pesquisas anteriores”, destaca Magnus Varassin Arantes, cofundador e presidente da HBS Alumni Angels of Brazil (HBSAAB).

De acordo com Arantes, a Pesquisa tem a ambição de ajudar a encurtar a distância entre grandes empresas e startups. “Nosso objetivo é fornecer subsídios que facilitem a criação de programas estruturados, capazes de facilitar esta conexão entre grandes empresas e o ecossistema empreendedor”, diz. “E nada melhor do que aprender com a experiência de quem já está fazendo e tem o que ensinar”.

Os resultados do estudo e a metodologia serão apresentados no seminário internacional Status of Corporate Venture in Brazil: How Corporations are Connecting With the Startup Ecosystem. O evento contará com a participação do professor Thales Teixeira, da Harvard Business School, e representantes de algumas empresas participantes da Pesquisa, tais como a Cisco, Embraer e Samsung, além do BNDES e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

SERVIÇO:

Seminário internacional Status of Corporate Venture in Brazil: How Corporations are Connecting with the Startup Ecosystem
Dia: 16/3 (quinta-feira)
Horário: das 19:00 às 21:30h
Local: Hotel Maksoud Plaza (Rua São Carlos do Pinhal, 424 – Bela Vista)

Sobre a HBS Alumni Angels of Brazil (HBSAAB)

A associação foi criada em 2012 e reúne ex-alunos da Universidade Harvard. Hoje, conta com 110 integrantes e sua missão é ajudar a desenvolver o ecossistema de empreendedorismo no Brasil. Faz isso fornecendo apoio a startups que necessitem de recursos financeiros (smart money) e capital intelectual para crescer. Em cinco anos, cerca de 500 empreendedores apresentaram seus planos de negócios e destes, mais de 150 tiveram a oportunidade de interagir com os membros da associação em rodadas fechadas realizadas pelos membros. Mais de 50 projetos foram beneficiados com serviços voluntários de mentoria, coaching, networking e desenvolvimento de estratégias. Adicionalmente, oito receberam investimentos que, em conjunto, superam R$ 10 milhões, feitos diretamente pelos integrantes da HBSAAB ou co-investidores.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário