segunda-feira, 27 de março de 2017

Cartilha mostra como preservar os recursos hídricos.
#Envolverde –

A cartilha “Uso racional da água na Agricultura” foi lançada pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, durante visita ao Projeto Nascentes de Holambra, no Dia Mundial da Água, 22 de março. O material é editado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e tem supervisão técnica do engenheiro agrônomo Mário Ivo Drugowich, especialista no tema conservação do solo.

Com 35 páginas, o objetivo da publicação é apresentar, de maneira simples, as principais práticas difundidas pela Secretaria para que as ações da agricultura não comprometam a qualidade e a quantidade de água. A cartilha aborda conceitos sobre irrigação, proteção de nascentes com plantio de mata ciliar e tecnologias voltadas à irrigação, que têm o objetivo de reduzir o consumo de água, tornando-o mais eficiente.
Outras medidas, como a conservação do solo também foram abordadas, pois estão intrinsecamente vinculadas à proteção da água. Solos descobertos sofrem erosões provocadas pelas chuvas e estes sedimentos são carreados até os cursos d’água, assoreando córregos, riachos e os rios. Erosões fazem aflorar o lençol freático.

Tudo isso foi tratado de uma forma bastante simples para ser lido por adultos, mas também pela geração mais jovem para que compreendam desde cedo o valor e a necessidade de se respeitar e conservar o meio ambiente em todas as suas ações diárias. Solo e água representam vida! A presente publicação nos faz lembrar e ter consciência da sua importância.

“Este material precisa ser lido pela equipe de extensão rural e disseminado aos agricultores. Que as experiências relatadas na cartilha sirvam de exemplo para muitos que estão dia a dia nos campos, enfrentando as mudanças climáticas. Que todos cuidem e usem de forma consciente este recurso hídrico e que nos ajudem a realizar um trabalho proativo de cuidar deste bem valioso e finito, que é a água. Estamos fazendo em São Paulo uma agricultura harmônica com o meio ambiente”, alertou Arnaldo jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A cartilha pode ser acessada aqui

Confira o vídeo sobre a cartilha neste link.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário