quinta-feira, 2 de agosto de 2018


Países se reúnem no Chile para buscar metas para o Acordo de Paris.

lcançar as metas do Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas – ratificado em 2016 – requer uma transformação da economia para um desenvolvimento sustentável, resiliente e de baixa emissão. Para isso, é urgente acelerar o processo de implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (CND), que representam os compromissos assumidos pelos países para cumprir o Acordo e lidar com as mudanças climáticas.

Alguns países já começaram a desenvolver roteiros para a implementação de seus NDCs. No entanto, como a implementação dos NDCs na América Latina pode ser fortalecida? Quais experiências e oportunidades existem? Qual a importância da articulação entre setores e níveis de governo? Qual o papel do setor privado? De que maneira inovadora as capacidades podem ser geradas e alcançar os resultados esperados?

Para responder a estas e outras perguntas, mais de 100 especialistas, representantes de governos nacionais e subnacionais, agências de ajuda, setor privado, academia e organizações da sociedade civil, principalmente dos países latino-americanos, reunidos em Santiago de Chile, entre 1 e 3 de agosto, no “Diálogo Regional sobre articulação setorial e multinível para fortalecer a implementação dos PADs na América Latina”.

Durante o encontro serão apresentadas as experiências dos países participantes, enfatizando como a articulação no nível de setores (energia, transporte) e territórios (cidades e municípios) está contribuindo para a implementação do NDC. Com base nas experiências e contribuições dos participantes, serão identificadas as necessidades e oportunidades dos países da região para fortalecer e fortalecer essa implementação.

A sessão inaugural contará com personalidades relevantes dos campos político e ambiental, como a secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena; Encarregada de Negócios da Delegação da União Européia no Chile, Ruth Bajada; a diretora de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da CAF, Ligia Castro; e o CEO do Consórcio Intermunicipal da Região Metropolitana Oeste de San Pablo (CIOESTE), Francisco Maciel; entre outros.

O evento é organizado conjuntamente pelo “Diálogo entre pares para melhorar a implementação de NDCs na América Latina” iniciativa (executado pela Fundação Avina e da Agência de Cooperação Alemã GIZ em colaboração com a CEPAL, no âmbito do programa EUROCLIMA +) e a Plataforma Regional para a América Latina e o Caribe para Estratégias de Desenvolvimento Resilientes e de Baixa Emissão (LEDS LAC).

Conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e CAF-Development Bank of America Latina e da Fundação Internacional e para Iberoamérica de Administração e Políticas Públicas (FIIAPP), o National Renewable Energy Laboratory (NREL) e o Departamento de Estado dos EUA e a Parceria NDC.

Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário