segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Fotógrafo de São José lança livro sobre aves do Brasil.
por Júlio Ottoboni, especial para a Envolverde – 

O fotógrafo de natureza, o jornalista Ricardo Martins,  lança durante os meses de agosto e setembro seu novo livro  “Birds of Brazil”. Trata-se de uma coletânea de imagens de aves produzidas nas viagens que o autor realizou por diversas partes e biomas do país. Há registros de espécies típicas do Pantanal, Amazônia, o Cerrado e da Mata Atlântica.

Esse é o sétimo livro de Martins, atualmente reconhecido como um dos melhores do país no segmento de fotografia do meio ambiente natural, condição que o levou ao troféu Jabuti em 2011. 

Seu último livro foi “Amantikir, a Serra de Chora”. Esse é o primeiro de uma trilogia sobre a Serra da Mantiqueira. O autor é nascido em  São José dos Campos, no Vale do Paraíba, e sempre teve um fascínio pela cordilheira.
Ricardo Martins

“Esse é um trabalho com as aves é único, pois reuni o que tinha de mais expressivo que produzi em vários anos de atividade e das minhas expedições em  vários lugares do país. O livro é uma parceria com a Editora Brasileira, que aposta em um grande interesse por parte do público estrangeiro, por isso a obra está em inglês, português e espanhol”, comentou o autor.

A sequência de lançamentos terá o primeiro deles no dia 10 deste mês em Ubatuba, na Livraria Nobel, cidade que o jornalista deu seus primeiros passos na fotografia,  ainda como amador. Na sequência, no dia 18 será em São Paulo, na Livraria da Vila, na Rua Oscar Freire. No dia 15 de setembro será a vez de São José dos Campos, na Livraria Curitiba, no Shopping Vale Sul. Sempre às 19 horas.

Segundo o jornalista, que é diplomado na Universidade do Vale do Paraíba (Univap), fotografar aves é muito difícil. Um dos objetivos é sempre passar emoção e mostrar a expressão do animal fotografado, para isso utiliza muito imagens com  movimentos corporais, cores e formas tendo como cenário o ambiente em que cada espécie vive. Neste seu trabalho buscou também captar a luz natural e situações que mostrassem a riqueza da fauna brasileira.

“Birds of Brazil” é o resultado de algumas centenas de horas percorrendo rios como o Cubatão, em São Paulo, o Araguaia, no Tocantins, e o Paraguai, na porção do Mato Grosso do Sul entre outros lugares, como o Paraíba do Sul.
No Rio Paraguai, o autor e seu guia foram pegos por uma tempestade quando ainda navegavam em um pequeno barco de alumínio. Mesmo na busca por um abrigo, Martins percebeu  o movimento dos animais  e registrou a cena de dois Tuiuiús que abriam suas asas e lutavam contra a ventania.
“ Pedi para o guia desacelerar o barco, mesmo vendo a preocupação dele com toda a situação e seus pedidos para ser rápido, consegui uma bela cena da ave símbolo do Pantanal. Essa é uma das minhas favoritas neste livro”, revelou.

Ricardo Martins tem publicado os títulos “O Encanto das Aves” (2009), “ A Riqueza de Um Vale” (2011) e um dos vencedores do Prêmio Jabuti,  “ O Mosaico” (2012),  “ Jalapão, História e Cultura” (2013),  “Mini Enciclopédia da Fauna do Estado de São Paulo” (2014) e “Amantikir, a Serra que Chora (2015).


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário