Pesquisa mostra impacto de bicicleta no transporte urbano.
Cada um dos mais de 8 mil
brasileiros que usam a bicicleta no lugar do carro como meio de
transporte deixam de emitir 4,4 kg de CO2 por ano, já para os que
usavam o ônibus, evitam jogar na atmosfera 41,9 kg da mesma
substância no mesmo período. Esta estimativa faz parte do estudo
Economia da Bicicleta no Brasil, uma parceria da Aliança Bike e o
LABMOB (Laboratório de Mobilidade Sustentável, da UFRJ), que revela
o papel deste meio em cinco dimensões, analisando vários aspectos
socioeconômicos e comportamentais.
Um dos pontos que merece destaque no
estudo é justamente sobre os benefícios relacionados ao uso da
bicicleta como uma maneira real de influenciar tanto o clima, quanto
redução da emissão de gases poluentes.
Para chegar ao número de ciclistas
no Brasil, os pesquisadores tomaram como base o censo de 2017 do IBGE
(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e um levantamento
feito pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) que
estima que 4% da população usa a bicicleta como meio de transporte.
O estudo A Economia da Bicicleta fez
uma pesquisa com 968 ciclistas, no Rio de Janeiro, que utilizam a
bicicleta como meio de transporte. Para fazer uma medição precisa
em relação a tempo e distância percorridos, eles catalogaram o
tempo médio de deslocamento diário deles em quatro tempos: 10
minutos ou menos, 10 a 30 minutos, 30 a 60 minutos e 60 ou mais
minutos, levando em conta que o intervalo de 10 a 30 minutos é
equivalente a 5km. Com isso, a conclusão foi que a média de
distância percorrida por esses ciclistas em um ano, foi um total de
1.180.536km e com essa métrica é que a relação do uso da
bicicleta com a melhora do clima e preservação do meio ambiente
fica interessante.
Com os dados em mãos, e levando em
consideração que a média de consumo de um carro popular é de 9
km/L de gasolina, e o de ônibus é de 3 km/L de diesel, o Estudo A
Economia da Bicicleta projetou o número para o país a economia na
emissão de gases poluentes por meio do uso da bicicleta chega a
385.216 toneladas por ano, o que é extremamente significativo, isso
considerando apenas a emissão de Monóxido de Carbono, fora os
outros tipos de gases que são extremamente poluentes e tóxicos.
Na última Conferência Mundial do
Clima, ocorrida em 2016 em Genebra, foi adotado um novo acordo entre
195 países, com o objetivo de reduzir a emissão de gases de efeito
estufa, e o Brasil comprometeu-se a diminuí-los em 37% até 2025 e
43% até 2030.
Desta maneira, os ciclistas e a sua
contribuição na diminuição da taxa de gases poluentes no país, é
real e muito importante, não apenas para que o Brasil cumpra esse
acordo internacional, mas para o meio ambiente de uma maneira geral.
Fonte: ENVOLVERDE
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