Brasil está entre os 10 maiores alvos de investimentos de energia solar do mundo.
Segundo os números anuais da
Bloomberg New Energy Finance (BNEF) os investimentos mundiais em
energia solar somaram US$ 160,8 bilhões em 2017, representando um
aumento de 18% a mais que o ano anterior. Dentre as energias
renováveis, a solar é a que mais tem se destacado nos últimos
anos, representando 48% de todo o investimento mundial em energia
limpa. Já no Brasil, o investimento no ano passado foi de US$ 6,2
bilhões com alta de 10% em relação a 2016.
Segundo a ANEEL, até 2024, cerca de
1,2 milhão de geradores de energia solar ou mais deverão ser
instalados em casas e empresas em todo o Brasil, representando 15% da
matriz energética brasileira e até o ano 2030 o mercado de energia
fotovoltaica deverá movimentar cerca de R$ 100 bilhões.
De acordo com os dados divulgados
pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR)
o país recentemente atingiu 1 gigawatt (GW) em projetos operacionais
da fonte solar fotovoltaica conectados na matriz elétrica. Esta
potência é suficiente para abastecer 500 mil residências do país,
produzindo energia renovável, limpa, sustentável e competitiva
capaz para atender o consumo de dois milhões de brasileiros.
“A marca histórica de 1GW de
potência instalada em energia solar é um marco, um divisor de
águas. Os projetos e as instalações estão ganhando escala, um
fator extremamente importante para os fabricantes e para toda cadeia
na geração solar fotovoltaica. Nós acreditamos muito no potencial
do país. Hoje, graças a nossa empresa, o Brasil pertence a um
seleto grupo dos 30 países que mais implantaram energia solar no
mundo”, complementa Anaibel Novas, gerente solar da Fronius.
Para se ter uma ideia, a
multinacional austríaca Fronius líder no setor fotovoltaico, ano
passado venderam mais de 500 mil unidades de inversores ao redor do
mundo. No Brasil foram mais de nove mil inversores. A empresa obteve
crescimento de mais de 50%.
A especialista e gerente da Unidade
de Negócio de Energia Solar da empresa, Anaibel Novas, está
otimista e acredita que o negócio brasileiro está aberto para
receber novos investimentos. “ O mercado continua em expansão com
um ritmo de crescimento exponencial; novos perfis de clientes
residenciais querem obter os benefícios da própria instalação
solar; grandes grupos de consumidores comerciais estão analisando
seriamente a adesão; a indústria e o agronegócio aumentaram seu
interesse em energia limpa e sustentável”, comenta.
Para Anaibel, o Brasil possui todas
as condições geográficas e climáticas para as diversas aplicações
das tecnologias de produção de energia fotovoltaica. Como todo
mercado emergente, ainda são tímidas as opções de financiamento
disponíveis que possam facilitar e impulsionar o investimento do
consumidor final.
“Embora ainda haja dificuldade de
financiamento, o mercado busca por alternativas para reduzir seus
gastos a todo custo. Os consumidores estão mais cautelosos e buscam
por informações reais sobre determinado produto antes de efetuarem
qualquer compra. Exemplo disto é a procura por treinamentos de
energia fotovoltaica, realizado pela Fronius, in company. Existe uma
grande necessidade, por parte dos consumidores, de conhecer o produto
em detalhes: sua tecnologia; suporte; manutenção; funcionalidades;
custos e retornos financeiros do novo investimento. Esta ferramenta
tem nos ajudado e muito em nossos negócios”, complementa a
gerente.
Fonte: ENVOLVERDE
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