terça-feira, 27 de novembro de 2018


III Fórum Municipal Cannabis Medicinal.

Evento discutirá o uso medicinal da Cannabis Sativa.

A Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis (SBEC), em parceria com o mandato da vereadora Soninha Francine, realiza no dia 1 de dezembro o III Fórum Municipal Cannabis Medicinal. Especialistas falarão sobre temas como o uso de cannabis nas estratégias de redução de danos, a aplicação no tratamento de doenças como AIDS e Câncer e as legislações associadas, entre outros aspectos relacionados à temática.

História

Em 1964, o cientista búlgaro radicado em Israel Raphal Mechoulam isolou e descreveu a estrutura de 2 compostos da maconha, o THC (Tetrahidrocanabinol) e o CBD (Canabidiol). Nas décadas de 80 e 90 foi descoberto o sistema endocanabinoide – ECS, e constatou-se que todos os mamíferos o possuem. Recentemente, observou-se que muitas doenças se devem ao desequilíbrio desse sistema. Identificou-se, por exemplo em pessoas com Alzheimer, a falta dos endocanabinoides como a Anandamida, análoga ao THC, e também se comprovou o efeito antiepilético do CBD.

A ciência redescobriu, assim, o uso medicinal dessa planta conhecida pelo homem há milhares de anos, utilizada de muitas maneiras por vários povos ao redor do planeta.

No século passado, por interesses econômicos e políticos sustentados por um alegado discurso médico, instaurou-se o modelo de guerra às drogas.

Como é comum às guerras, esta resultou em milhões de mortes pelo mundo, seja nos conflitos violentos relacionados ao narcotráfico ou por prejudicar a pesquisa e o acesso a medicamentos por milhares de pessoas que deles se beneficiariam.

Em muitos países a pesquisa avança e a legislação é atualizada velozmente. Porém, nos países onde as leis são ambíguas – como no Brasil, pacientes e usuários são tratados como criminosos, sendo condenados e presos como traficantes. Perdem o direito à saúde, a liberdade e, muitas vezes, a sua própria vida.

Faz-se necessária e urgente a retomada da discussão do uso medicinal, da política de drogas e das mudanças na legislação. O Fórum Cannabis Medicinal é um espaço de interlocução entre a sociedade, profissionais de saúde e pacientes de Cannabis para a conquista do direito à saúde previsto na Constituição Cidadã.

Serviço:
III Fórum Municipal Cannabis Medicinal
Quando: 1º de dezembro, das 13h às 18h
Onde: Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100, 1º andar, Auditório Prestes Maia
*NÃO É PRECISO REALIZAR INSCRIÇÃO.

PROGRAMAÇÃO

13h00 – Abertura
Vereadora Soninha Francine

 13h30 – Palestra: História da Cannabis sativa
Dr. Rafael Zanato – Historiador, Mestre e Doutorando em História da UNESP e Pesquisador Associado do CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas – UNIFESP.
Primeira rodada temática: Cannabis e saúde

14h00  – Cannabis sativa e saúde no Brasil e no mundo
Dr. Ricardo Ferreira – Médico, com Mestrado em clínicas cirúrgicas, especialista em patologias da coluna vertebral e manejo da dor. Com mais de 3 anos de experiência no acompanhamento de pacientes que fazem uso de Cannabis para controle de dores crônicas. Atual diretor geral da Sociedade Brasileira para Estudo de Cannabis.

14h30 – Cannabis sativa na fitoterapia contemporânea
Dra. Renata Monteiro Dantas – Farmacêutica e proprietária da ORTHOFARMA – Farmácia de manipulação e homeopatia. Pós-graduada em cosmetologia e homeopatia. Membro da comissão de plantas medicinais e fitoterapia do CRF e da diretoria da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos de Cannabis. Farmacêutica da CULTIVE – Associação de Cannabis e Saúde.

15h00 – Cannabis e Câncer
Dr. Remo Rotella Junior – Psiquiatra, Especialista em dor e acupuntura.

15h30 – Cannabis e AIDS
Dra. Eliane Lima Guerra Nunes – Especialista em Psiquiatria. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da FMUSP. Mestre em Ciências pela FMUSP. Especialista em Psicanálise Infantil pelo Instituto Sedes Sapientiae. Especialista em Dependência Química – UNIAD/Unifesp.
Segunda rodada temática: Redução de danos

16h00 – Cannabis e redução de danos em população vulnerável e na rua
Dr. Rafael Tavares Salles – Médico Infectologista do Centro de Convivência – UBS Santa Cecília.

16h30 – Lei e redução de danos
Dr. Cristiano Marona – Mestre e Doutor em Direito Penal pela USP. Secretário Executivo da Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas- PBPD e Presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM.

17h00 – A Cannabis como redução de danos ao Crack em mulheres
Dra. Janaina Rubio Gonçalves – Bacharel em Ciências Biológicas e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Paulista de Medicina – UNIFESP. Integrante do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas – CEBRID. Atua em pesquisas na área de dependência química, uso/abuso de drogas lícitas e ilícitas.

17h30 – Depoimento de paciente
Adriana Patrão / Fabiola Saad


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário