quinta-feira, 27 de setembro de 2018


ICV elabora mapa do desmatamento de Mato Grosso.

Este é o primeiro ano em que conseguimos fazer um mapa do desmatamento quase completo para Mato Grosso com os dados federais. Com a divulgação dos números do Prodes para o Cerrado, foi possível fazer este mapa mostrando a concentração de desmatamento em quase todo o estado. Ainda falta o Governo Federal prover dados sobre o Pantanal, para termos uma fotografia completa.

Dois pontos são preocupantes. O tamanho: 2,3 mil km² de áreas desmatadas em 2017, o equivalente a 230 mil campos de futebol ou uma vez e meia a cidade de São Paulo. E o índice de ilegalidade: 93% foi deste desmatamento feito sem a devida autorização da Sema-MT.
Visualizar as áreas de concentração do desmatamento é uma ferramenta importante para o Poder Público e para a sociedade. Órgão ambientais podem utilizar de forma mais eficiente os recursos de fiscalização e monitoramento. Empresas podem avaliar melhor as jurisdições onde fazem negócios e apoiar as zonas livres de desmatamento. Sociedade pode acompanhar mais de perto o que está acontecendo nos municípios.
Confira as análises:


Fonte: ICV

Nenhum comentário:

Postar um comentário