Brasil e Noruega conversam sobre inovação em energia e aquicultura.
O Brasil
é um mercado prioritário para a Noruega, que é o oitavo maior
investidor estrangeiro no país: em 2015 e 2016 os investimentos
somaram USD 4,6 bilhões. A agência do governo norueguês para
fomentar a inovação e o desenvolvimento de empresas e indústrias,
a Innovation Norway, confirma mais uma rodada de conferências este
ano, em novembro, para promover a troca de informações e networking
entre empresários e pesquisadores de ambos os países com o objetivo
de estimular a expansão de negócios.
Há muito tempo que o comércio bilateral entre Noruega e Brasil deixou de envolver apenas trocas de bacalhau e café. As semelhanças entre os dois países podem trazer novas oportunidades de parcerias. No caso do setor de energia ambos têm suas matrizes energéticas baseadas em geração através de hidrelétricas e no setor de óleo e gás há grandes similaridades nas operações em águas profundas.
A Noruega ainda tem muito a oferecer quando o assunto é gerenciamento de oceanos: há potencial para alavancar as atividades de Aquicultura e Piscicultura no Brasil através de transferência de Tecnologia. “Enquanto o Brasil tem um grande potencial de crescimento nestas áreas, a Noruega, em contrapartida, pode trazer o know-how necessário para viabilizar este desenvolvimento”, explica Ana Roedel, Cordenadora de Projetos da Innovation Norway.
Michelle Duarte, Gerente de projetos senior da Innovation Norway, acredita que a relação entre os dois países é de ganha-ganha: “os empresários noruegueses já enfrentaram alguns desafios parecidos com os que nós nos deparamos, e assim, podem contribuir para acelerar a curva de aprendizado das empresas brasileiras. Nós acreditamos nisso e portanto promovemos ativamente este intercâmbio Brasil-Noruega através da nossa agenda de eventos e rodadas de discusões.”
Norway Brazil Week(s) – Com a expectativa de gerar novas parcerias comerciais entre empresários do Brasil e da Noruega, a Innovation Norway junto com o Team Norway e parceiros locais, realizará a Norway Brazil Week(s), rodadas de conferências e seminários nas áreas de Óleo & Gás, IoT, Aquicultura, Igualdade de Gêneros e gerencimento de Oceanos. As palestras serão realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo, durante o mês novembro. A expectativa é de que muitos negócios possam se iniciar nestes encontros.
“Em 2017, foram 14 eventos com uma média de cem pessoas por conferência. O objetivo das ‘semanas’ é servir como uma plataforma de discussão entre Noruega e Brasil. Sempre são apresentadas soluções inovadoras, com o objetivo de que as conexões resultem em novos negócios entre os participantes”, diz Michelle Duarte.
Fonte:
ENVOLVERDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário