Mobilidade ruim interfere na piora da qualidade de vida, diz pesquisa.
Pesquisa do Centro Mackenzie de
Liberdade Econômica mostra que 19 dos 39 municípios da Região
Metropolitana de São Paulo apresentaram uma piora relativa em suas
posições no ranking de qualidade de vida ao considerar os aspectos
de mobilidade.
O bem-estar da população está
associado às questões de mobilidade de urbana, considerando que as
dificuldades de acesso comprometem a qualidade de vida dos cidadãos.
Essa é a premissa do estudo Acessibilidade e bem-estar: medindo
algumas das privações da dimensão da mobilidade, listado no Hub de
Estudos do Instituto Escolhas. Os resultados apontam que 19 dos 39
municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)
apresentaram uma piora relativa em suas posições no ranking de
qualidade de vida ao considerar os aspectos de mobilidade.
Para comprovar os resultados, os
pesquisadores do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, Vladimir
Maciel, Maurício Fronzaglia, Paulo Scarano e Roberta Muramatsu, e a
pesquisadora Mônica Kuwahara, da Universidade Federal do ABC,
utilizaram três estratégias gerais. A primeira foi estabelecer
indicadores de acessibilidade como aproximações das privações
associadas à dimensão de mobilidade.
Para comprovar os resultados, os
pesquisadores do Curso de Economia da Universidade Presbiteriana
Mackenzie, Vladimir Maciel, Maurício Fronzaglia, Paulo Scarano e
Roberta Muramatsu, e a pesquisadora Mônica Kuwahara, da Universidade
Federal do ABC, utilizaram três estratégias gerais.
A primeira foi
estabelecer indicadores de acessibilidade como aproximações das
privações associadas à dimensão de mobilidade.
Um segundo conjunto de estratégias
foi incorporar o indicador de acessibilidade a um índice sintético
de bem-estar multidimensional, sensível à presença de
desigualdades. A terceira estratégia buscou avaliar a eficiência da
política pública na dimensão de transportes por meio de análise
envoltória de dados, a qual confronta gastos municipais em
transportes públicos e o TAI-M (Transport Acessibility Index for
Municipalities, na sigla em inglês), que utiliza dados de tempo de
deslocamento dos domicílios ao trabalho principal.
Ao avaliar os resultados, o trabalho
revelou que, basicamente, os mesmos municípios da RMSP que têm sua
posição no ranking piorada ao se acrescentar a dimensão
acessibilidade são aqueles que se revelaram ineficientes nos gastos
com transportes. Confira o estudo completo
http://escolhas.org/wp-content/uploads/2016/09/acessibilidade.pdf.
Os especialistas estão disponíveis
para comentar o assunto.
O Centro Mackenzie de Liberdade
Econômica é um think-tank liberal acadêmico, único no Brasil
baseado numa Universidade. É uma iniciativa do Instituto
Presbiteriano Mackenzie (IPM) junto à Universidade Presbiteriana
Mackenzie (UPM). Faz parte da unidade “Centro de Ciências Sociais
e Aplicadas” (antiga Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis
e Administrativas). Inaugurado em 09 de maio de 2016. O objetivo é
contribuir de forma sólida para o debate em torno do papel do
mercado e das características e consequências dos diferentes tipos
de intervenção e regulação, tendo como objeto as questões reais
da economia brasileira e os entraves ao seu desenvolvimento.
Fonte; ENVOLVERDE
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