terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Conexão CDP 2017 – Relatório mostra esforços das cidades latino-americanas para mitigar mudanças climáticas.
por Katherine Rivas, da Envolverde, especial para o CDP  – 

Especialistas apontam a necessidade de políticas transversais e de longo prazo.

O Carbon Disclousure Program – CDP, organização internacional que atua para mitigar as mudanças do clima e nortear atividades sustentáveis, lançou o relatório dos resultados do ano 2017 sobre o Programa Água, Clima, Florestas executado nas cidades da América Latina.

O evento Conexão 2017 reuniu convidados do meio empresarial e líderes da gestão pública de diversos países, foi avaliada a tomada de decisões conjuntas entre Poderes Privado e Público na procura de garantir uma economia verde e de alta eficiência econômica e investimentos seguros. O Conexão 2017 contou com a participação dos palestrantes Gabriel Thoumi, diretor de Capital da Climate Advisors, consultoria de investimento em mudanças climáticas e Lúcia Alonso Olivera, diretora geral de Planejamento e Coordenação de Políticas da Cidade do México.

Eles destacaram a importância de criar alianças estratégicas entre o setor público e os investidores com foco na sustentabilidade, transporte público e construções de emissão zero. Lúcia Alonso destacou o trabalho do CDP na hora de alinhar responsabilidade ambiental junto ao benefício econômico para dialogar com o poder privado “As empresas sempre vão procurar beneficio econômico, fazer com que valorizem os projetos sempre é um desafio, mas existem organizações como o CDP que podem ser a ponte entre o setor público e privado liderando um trabalho conjunto que possa quebrar barreiras e garantir investimentos ambientais sem riscos” apontou.

O relatório

O relatório avaliou estratégias das cidades para uma economia em transição segundo as metas do Acordo de Paris, com objetivos de longo prazo. Foram 155 cidades que participaram do questionário do CDP em 2017, destas só 38 informaram seus dados do inventario de Gases Efeito Estufa, no entanto apenas 8 tem metas de redução.

No cenário empresarial de 2017, 95 empresas participaram do questionário sobre mudanças climáticas, desse total o 70,5% se comprometeram a reduzir as emissões de GEE.

Rick Stathers, Diretor de engajamento dos investidores, afirma que existem múltiplas razões para as empresas serem socialmente responsáveis pois o custo de ser irresponsável o insustentável é elevado ao longo do tempo. “Os investidores ganham porque é um dinheiro que vai voltar para eles, é como se fossemos um banco se o investidor tira dinheiro e não investe um dia a fonte vai secar, mas se ele guarda e investe vai sobreviver, sustentabilidade é isso”.

Atualmente a CDP conta com uma carteira de 803 investidores, o trabalho iniciou em 2003 com apenas 35. O relatório pode ser acessado em formato de infográfico no link http://cdpla.net/infografico-2017/#sobre-o-cdp

Grandes exemplos e estratégias

O encontro apresentou cases de sucesso na Cidade de México e Washington. Uma das grandes conquistas em México foi estabelecer um sistema de transporte público sustentável conhecido como BRT. Lucia Alonso explica que o primeiro passo foi analisar como as pessoas se mobilizam, estudos de origem e destino. “Com estas pesquisas sera possível atender as reais necessidades da população, um transporte sustentável, confortável e eficiente para o usuário e também para o governo”

A primeira cidade do país a adotar o sistema foi Leon Guanajuato e na sequência a Cidade de México que atualmente conta com 7 linhas de transporte BRT, mais baratas que o metro. “As politicas precisam ser transversais e complementares, é preciso ajuda dos governos, prefeitos, para que todos tenham objetivos iguais” acrescenta Lucia.

Gabriel Thoumi destaca a importância de que os investidores se interessem por iniciativas verdes comunicado a estes de forma criativa uma outra compreensão sobre os riscos ambientais. O especialista afirma que o olhar dos investidores atualmente está voltado para deflorestação, transporte e uso de bicicleta.

O Conexão 2017 reconheceu também o esforço de algumas cidades com ações de economia sustentável. As premiadas foram: Natal, pelas soluções as inundações costeiras, Rio de Janeiro pela troca de semáforos, Cuenca (Equador) pelo seu sistema de reaproveitamento do biogás e por último a Cidade de México exemplo de sustentabilidade.


Fonte: ENVOLVERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário