terça-feira, 3 de outubro de 2017

Seis pontos cruciais para uma empresa mais Sustentável.
por Juliana Zellauy*, contribuição especial para a Envolverde – 

Em agosto deste ano, a Consultoria Ideia Sustentável lançou os resultados da pesquisa Sustentômetro com importantes informações sobre a Sustentabilidade Corporativa brasileira atual. Neste artigo, destaco e aponto como colocar em prática as questões mais importantes levantadas pela pesquisa, resumidas aqui em 6 pontos essenciais. São eles:

1. De início o estudo demonstra claramente a importância da inserção da Sustentabilidade na agenda estratégica da organização, de maneira à mantê-la viva e pulsante mesmo em momentos de crises (seja política, econômica ou organizacional). Para citar um número, o tema perdeu força devido à atual crise político-econômica em 48% dos casos em que não constava no planejamento estratégico da organização. Em minha experiência, presenciei mais do que gostaria a saída de um líder engajado no tema frear todos os projetos de Sustentabilidade que estavam sendo desenvolvidos, independentemente da qualidade e entrega dos mesmos. Como evitar que isso aconteça? 

Sustentabilidade tem que estar não apenas inserida no planejamento estratégico mas, até por isso mesmo, estar perfeitamente alinhada ao core business da organização. Não é simplesmente colocá-la na missão, visão, valores, mas perceber como ela pode gerar valor efetivo para a empresa, para a sociedade e o meio ambiente. Maaaaas antes de fazer isso, é necessário dar um outro passo crucial:

2. Além de estar no planejamento estratégico, o segundo passo, claramente demonstrado pela pesquisa e que é de suma importância para o “fazer acontecer”, é inserir Sustentabilidade nas metas das organizações. Ou seja, não ficar apenas no âmbito da macroestratégia citada no item anterior, mas garantir que ela permeie o nível tático, influencie os objetivos, esteja atrelado às entregas, aos indicadores e resultados de cada departamento e cada colaborador.

3. No entanto, este passos anteriores ainda não garantem uma mudança cultural oraganizacional. 

Então, como fazê-lo? As empresas mais bem-sucedidas em sustentabilidade abarcadas pela pesquisa foram além. Não só inseriram sustentabilidade na macroestratégia e no nível tático, mas para mudar a cultura da organização promovem ações por meio de premiações, iniciativas de reconhecimento de ideias e práticas, inserção do tema nos seus processos de recrutamento, seleção, estágios e trainees (preparação da nova geração de colaboradores com a visão de sustentabilidade), além de inclusão da temática em avaliações de desempenho, recompensa por resultados e políticas de remuneração variável, dando um “peso específico para o equilíbrio dos resultados econômicos e socioambientais”.

Nas brilhantes palavras do estudo que coloco aqui na íntegra:

“ Se Sustentabilidade não está nos rituais de treinamento, nem nas normas de produção, se as atitudes pró-sustentabilidade não são estimuladas, valorizadas ou premiadas, se não são cobradas mudanças de desempenho na forma de indicadores e metas, então não se pode esperar do colaborador outra atitude que não seja a de desinteresse ou indiferença.”

Os líderes precisam se apropriar do tema e cobrá-los efetivamente das suas equipes, da mesma maneira com que cobram resultados econômicos, de segurança ou comportamentos éticos que são caros à instituição. Isso sim é incorporar efetivamente Sustentabilidade na cultura organizacional.

4. A pesquisa aponta que poucas das empresas pesquisadas vêem sustentabilidade como oportunidade de negócio e vantagem competitiva. A maior parte ainda a enxerga de maneira reativa, ou seja, como ferramenta para evitar riscos e perdas, e não a encara pelo seu viés propositivo de geração de valor para a organização. Se a sua instituição deseja ir além, está na hora de inovar processos, produtos e modelos de negócio à partir da Sustentabilidade. Ficou vago? No meu artigo sobre Sustentabilidade e Inovação ofereço vários exemplos práticos de empresas que estão fazendo acontecer.

5. Outro tema estratégico apontado pela pesquisa é a Diversidade. E então você vai me perguntar, e o que Diversidade tem a ver com Sustentabilidade? Tudo! Sistemas diversos, sejam naturais ou criados pelo homem, são mais resilientes, adaptam-se com maior facilidade às adversidades e tem maior potencial de sobrevivência, ou seja, são mais sustentáveis. No âmbito empresarial está comprovado que empresas diversas são mais motivadoras, inovadoras, produtivas e oferecem maior qualidade de vida para os seus colaboradores. Além disso, políticas de diversidade contribuem para a retenção de talentos, redução da rotatividade e orgulho de pertencimento, em especial às novas gerações à partir dos millennials.

6. Finalmente, não podíamos deixar de falar de Compliance. Em tempos de Lava-jato, onde o tema da vez é a corrupção, 85% das empresas pesquisadas afirmaram possuir políticas de Compliance para eliminar ou reduzir riscos éticos e de conduta. Vemos com isso claramente que as empresas brasileiras estão se dando conta dos enormes riscos econômicos e reputacionais decorrente da falta de ética e transparência. Na prática, no entanto, antes de construir uma política de Compliance, como bem indicado pela pesquisa, um passo anterior extremamente necessário é o estabelecimento de um código de ética. Mas além do seu desenvolvimento é crucial que ele seja bem comunicado, e que seus públicos de interesse (como colaboradores, fornecedores e parceiros) sejam educados em relação à ele, além de, obviamente (mas infelizmente não tão comum como gostaríamos), aplicá-lo efetivamente.

Fácil? Não, não é nada fácil. Mas estes pontos apresenta um ótimo ponto de partida para quem busca aplicar Sustentabilidade efetivamente. Espero realmente com este artigo ter te ajudado de alguma forma.

Se quiser outras dicas de Sustentabilidade Corporativa complementares à este artigo acesse “Sustentabilidade Corporativa na Prática – 15 anos em 6 aprendizados essenciais”.

Também recomendo ver a apresentação do estudo em vídeo (acesse aqui) e o artigo de Ricardo Voltolini contendo a análise crítica do estudo (acesse aqui).

Finalmente, parabéns e meu muito obrigada à Ideia Sustentável pela iniciativa importantíssima para o desenvolvimento do nosso trabalho.

*Juliana Zellauy Feres é executiva da área de sustentabilidade, com passagens por diversas organizações e empresas.


Fonte: ENVOLVERDE

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