terça-feira, 29 de março de 2022

COMITÊ GUANDU NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA O RIO GUANDU

Em 20 anos de criação do Comitê Guandu; montanhas de dinheiros foram gastos, e povo continua a receber uma água de péssima qualidade, onde alguns de seus membros passeiam de barquinho no Rio Guandu, ou de avião, em regiões paradisíacas em Estados brasileiros articulando seus próprios interesses PAGOS PELO POVO QUE PAGA A CONTA D'ÁGUA, enquanto o povo que paga a conta, este, continua a receber uma água de PÉSSIMA QUALIDADE.

 

quarta-feira, 23 de março de 2022

MPRJ pede SUSPENSÃO DE LICENCIAMENTO

O GTT – Grupo Temático Segurança Hídrica do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, pede na justiça a SUSPENSÃO de processo de licenciamento de Unidades de Tratamentos de Rios (UTR), que seriam implantadas em rios poluídos que drenam suas águas para a bacia hídrica do Rio Guandu. 

 

O Comitê Guandu e suas RESOLUÇÕES

O Comitê Guandu no Estado do Rio de Janeiro, criado a 20 anos, através de suas resoluções destina montanhas de recursos, que de nada serviram para a melhoria da qualidade da hídrica daquela bacia.

Projetos inadequados, onde pesquisadores, professores, e entendidos no assunto, são ignorados, e mesmo sendo inadequados, os projetos são aprovados, e recursos são destinados.

O DECRETO DE CRIAÇÃO DO Comitê Guandu nº 31.178, de 03 de abril de 2002, e suas determinações, também são ignoradas, por parte dos representantes daquele Comitê, onde o interesse coletivo, e a sociedade que deveria ser representada, não passam de meros detalhes, e argumentos validadores do processo.

Antigo representante do Comitê Guandu se afastou do mesmo, pois relata que este não serve a sociedade e que ele tem mais o que fazer.

Se a sociedade do Estado do Rio de Janeiro, depender dos atuais representantes do Comitê Guandu (com raras exceções); tá longe, muito longe, do Comitê Guandu cumprir com o papel determinado em decreto de criação.

 

sexta-feira, 4 de março de 2022

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro quer saber do INEA...

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE RJ) quer saber do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), sobre a CONTRATAÇÃO MILIONÁRIA SEM LICITAÇÃO de 108 MILHÕES DE REAIS.

107 MILHÕES deste recurso, foi aprovado no Comitê Guandu.

As ações relativas à contratação são de CURTO PRAZO e NÃO RESOLVEM O PROBLEMA DE POLUIÇÃO DO RIO GUANDU.

A empresa DT ENGENHARIA, já abocanhou aproximadamente R$ 35 MILHÕES DE RAIS do recurso, e NADA ATÉ O PRESENTE MOMENTO FOI FEITO.

 

quinta-feira, 3 de março de 2022

Rio Guandu – POLUIÇÃO, DESCASO, COMITÊ DE FANTASIA

Enquanto o Rio Guandu AGONIZA em POLUIÇÃO, representantes dos governos Municipais e Estadual, bem como de algumas representações do Comitê Guandu; só querem saber de ações que de NADA IRÁ MUDAR o cenário atual. 

Montanhas de dinheiro são gastos em ações que só beneficiam os interesses pontuais de pequenos grupos, enquanto a sociedade para receber uma ÁGUA POLUÍDA. 

Um Comitê de Bacias, o Comitê Guandu, com representações de instituições e indivíduos LIMITADOS INTELECTUALMENTE, que buscam atender suas vontades e interesses, onde o cumprimento a legalidade e a garantia dos direitos, são rasgados a cada reunião. 

A sociedade utilizada como argumento e pretexto, onde a ideia e deixar a poluição aumentar no rio, para que mais e mais projetos possam ser vendidos, atendendo aos interesses de uma suposta representação social. 

Aparentemente a ideia não é resolver o problema, mas administrar o mesmo LUCRANDO ETERNAMENTE. 

Soluções de baixo custo, e que resolveriam o problema, são deixadas de lado; a ideia é contar história, com medidas paliativas e LUCRAR COM O PROCESSO. 

Mau-caratismos e covardias, determinam as ações das supostas representações que deveriam melhorar a qualidade da água da Bacia do Rio Guandu.