quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

AFOGAMENTOS no Rio Guandu ocasionados por conta das aberturas das COMPORTAS DA CEDAE.

E os problemas ligados ao Rio Guandu, não se resumem a poluição existente no rio, e a ineficácia de tratamento realizado pela CEDAE, nas águas captadas.

O número de corpos encontrados no rio, apesar de ser números consideráveis, já não assusta. Pessoas são mortas e jogadas no rio, e outras acabam por se afogar no mesmo.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

CEDAE trata efluentes de esgotamentos sanitários com equipamentos para tratar água de manancial.

Talvez seja este o motivo, do porque a água da CEDAE tenha cheiro de esgotamento sanitário, e gosto de barro.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Água da CEDAE, a MELHOR ÁGUA DO MUNDO, apesar do MAU CHEIRO e do GOSTO de BARRO.

Diferente de outras águas tratadas em outros Estados brasileiros, a água tratada pela CEDAE no Estado do Rio de Janeiro capitada no Rio Guandu e fornecida a população, possui cheiro de esgotamento sanitário, gosto de barro, e coloração que vai do laranja ao negro, além de materiais em suspensão.

Na tentativa de melhorar a água captada no Rio Guandu, a CEDAE passou adicionar o tal pó floculante conhecido como PHOSLOK, com o objetivo de tornar em flocos os materiais em suspensão nas águas do Rio Guandu devido a poluição, depositando estes materiais no fundo do rio.

Parece que este não foi o resultado conseguido pela CEDAE, em adicionar o tal pó PHOSLOK no Rio Guandu, onde após sucessões de aberturas das comportas de sua barragem, o pó que deveria ficar no fundo do rio, apareceu flutuando.

 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

VAZANTE da CEDAE - A CEDAE abre mais uma vez as comportas de sua barragem no Rio Guandu.

Desta vez, as comportas foram abertas às 19 horas, talvez por conta das repercussões negativas, onde foram registradas imagens que demonstravam as dimensões das poluições do rio guandu, expostas com as aberturas das comportas.

Ao realizar as aberturas das comportas a noite, para dificultar o registro de imagens, e a ação de pessoas em capturar os peixes que dessem o rio. 

Mesmo com a dificuldade de registros de imagens, conseguimos estar presente nesta ação, da CEDAE, em abrir as comportas de sua barragem. 

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

CEDAE Rio Guandu - Tira esgotamento sanitário de um lado para outro!

Como sempre, as alternativas mais caras, e que não resolvem o problema, são trazidas por aqueles que se dizem representar a sociedade.

A CEDAE, uma concessionária, concessão está dada pelo executivo do Estado do Rio de Janeiro, resgata do purgatório, um projeto de 2009, que transfere os esgotamentos sanitários que são lançados no Rio Guandu, pelos incompetentes administradores municipais, a qual seus rios se transformaram em valões, e drenam metros e metros cúbicos de esgotamentos sanitários sem tratamento para a bacia do Rio Guandu; desviando este esgotamento para após a captação de águas do Rio Guandu feita pela CEDAE.

Ou seja, tira o esgotamento de um lado, e transfere para outro, sem que o problema de esgotamento seja resolvido, transferindo todo este esgotamento para a baía de Sepetiba já tão poluída. Tal ação, se vier ocorrer, pode ser considerada um crime, de acordo com a legislação vigente sobre o tema.

Link para o EIA/RIMA da proposta de Tomada D'Água da CEDAE:

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Rio Guandu e o PÓ FLOCULANTE lançado no rio pela CEDAE.

Existem partes do Rio Guandu, que ainda é possível ver o mínimo de saúde hídrica, e esta saúde hídrica expõe, a beleza e a fartura do território, onde pescadores conseguem sustentar suas famílias.

São raros os momentos apresentados no vídeo, e agora com o agravamento da poluição no Rio Guandu, estes momentos se tornaram ainda mais raros, o que prejudica a beleza do território e os pescadores que não estão conseguindo pescar.

A CEDAE, tem jogado um pó floculante nas águas poluídas do Rio Guandu, que tem como objetivo, tornar em flocos os materiais poluentes em suspensão no Rio Guandu, fazendo que estes materiais poluentes sejam depositados no fundo do rio.

 

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Conselho de Saúde, ou Condomínio de Saúde? Eis a questão!

O Conselho de Saúde do Município de Nova Iguaçu, vem se reunindo de forma virtual, sem que a sociedade de Nova Iguaçu tenha acesso ao link da reunião, que é repassado apenas aos mais chegados, e aqueles que comungam dos mesmos pensamentos e objetivos dos atuais “conselheiros”, onde a saúde do cidadão iguaçuano é só um detalhe.

Aquele que venha descobrir o link da reunião, e acesse a mesmo, e expulso como podemos comprovar no vídeo a seguir.

Que coisa feia!